Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana

PONTOS CHAVES

  • Governo de Minas Gerais libera aulas presenciais
  • Processo de retomada é dividido em grupos
  • Belo Horizonte permanece sem previsão de retorno

Alunos de Minas Gerais voltam as escolas após mais de seis meses com suas atividades suspensas. Nessa segunda-feira (05), o governo do estado deu início a mais uma fase de retomada econômica contra o novo coronavírus. Alunos do ensino fundamental e médio puderam voltar com as aulas presenciais seguindo um regimento especial de segurança. No texto abaixo, explicaremos as principais informações. 

Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)
Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)

Com a chegada do covid-19, a grande maioria das escolas e demais centros de ensino precisaram fechar suas portas para evitar os riscos de contaminação.

Desse modo, milhares de alunos tiveram seus calendários letivos paralisados tendo em vista que nem todos puderam se adaptar as atividades digitais. Em Minas Gerais, com seis meses de pausa, o governo anunciou o retorno das aulas.  

Porém é preciso ficar atento, pois a reabertura não foi autorizada em todas as cidades. De acordo com a administração pública, só poderá ter aulas presenciais as escolas públicas que estiverem incluas no programa Minas Consciente.

A ideia é que os alunos estejam enquadrados na chamada ‘onda verde’ do projeto, que significa um índice de contágio por covid mais contido.  

No entanto, é válido ressaltar que a decisão de funcionamento ou não deverá ser feita por cada prefeito de seu município, tendo estes o aval do governo do estado. 

Sobre as escolas estaduais 

Em relação as atividades para o ensino público, o retorno já tem data marcada, dia 19 de outubro. No último dia 5, a secretaria da educação começou a chamar os estudantes para realizarem seus diagnósticos.

A iniciativa tem como finalidade entender o que foi aprendido ao longo da pandemia para que os estudantes não sejam atrapalhados academicamente.  

Nesse primeiro momento, as aulas presenciais deverão ocorrer apenas para quem está no terceiro ano do ensino médio.  

Obrigatoriedade da presença 

Para os pais que se sentirem inseguros em enviar os filhos para as escolas, a secretaria de educação reforça que nenhum aluno é obrigado a participar das atividades.

Para estes, permanecerá sendo disponibilizadas aulas remotas, com transmissão realizada diariamente pela Rede Minas e há também a distribuição das apostilas do Plano de Ensino Tutorado para quem não tem acesso a internet.  

Situação em Belo Horizonte 

Para quem mora na Capital, o governador Romeu Zema informou que as aulas permanecem suspensas. Isso porque, o índice de contaminação por covid permanece elevado na região. Desse modo, os alunos ainda deverão continuar assistindo aula online.  

Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)
Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)

Porém, as instituições de ensino superior foram autorizadas a realizarem as atividades presenciais, apenas no caso de aulas laboratoriais e práticas dos cursos de saúde, e as de educação profissional de nível técnico. 

Previsão para as escolas municipais  

Para os alunos do município, ainda não há uma expectativa de retorno. De acordo com o prefeito, as creches e escolas estão passando por um processo de readequação para receber as crianças e adolescentes com segurança.

Somente após a conclusão desse protocolo é que dará início a elaboração de um novo calendário letivo presencialmente.  

Ensino privado 

Para quem é da rede privada, em Belo Horizonte ainda não há uma previsão de retorno. Isso porque, mesmo com a aprovação do governo do estado, há um alvará impedindo a realização das atividades por determinação da prefeitura. 

Desse modo, os alunos deverão se manter com aulas online, sendo necessário a participação em plataformas como o google meet. Os professores do ensino privado estão realizando aulas gravadas e ao vivo, além de disponibilizarem apostilas de conteúdos e aplicarem avaliações também pela internet.  

Para as instituições que retornaram pelo interior do estado, estão sendo aplicados protocolos de segurança. Medidas de isolamento social, higienização e uso obrigatório de mascaras são algumas das exigências cumpridas pela coordenação dos centros de ensino. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.