Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana

PONTOS CHAVES

  • Governo de Minas Gerais libera aulas presenciais
  • Processo de retomada é dividido em grupos
  • Belo Horizonte permanece sem previsão de retorno

Alunos de Minas Gerais voltam as escolas após mais de seis meses com suas atividades suspensas. Nessa segunda-feira (05), o governo do estado deu início a mais uma fase de retomada econômica contra o novo coronavírus. Alunos do ensino fundamental e médio puderam voltar com as aulas presenciais seguindo um regimento especial de segurança. No texto abaixo, explicaremos as principais informações. 

Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)
Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)

Com a chegada do covid-19, a grande maioria das escolas e demais centros de ensino precisaram fechar suas portas para evitar os riscos de contaminação.

Desse modo, milhares de alunos tiveram seus calendários letivos paralisados tendo em vista que nem todos puderam se adaptar as atividades digitais. Em Minas Gerais, com seis meses de pausa, o governo anunciou o retorno das aulas.  

Porém é preciso ficar atento, pois a reabertura não foi autorizada em todas as cidades. De acordo com a administração pública, só poderá ter aulas presenciais as escolas públicas que estiverem incluas no programa Minas Consciente.

A ideia é que os alunos estejam enquadrados na chamada ‘onda verde’ do projeto, que significa um índice de contágio por covid mais contido.  

No entanto, é válido ressaltar que a decisão de funcionamento ou não deverá ser feita por cada prefeito de seu município, tendo estes o aval do governo do estado. 

Sobre as escolas estaduais 

Em relação as atividades para o ensino público, o retorno já tem data marcada, dia 19 de outubro. No último dia 5, a secretaria da educação começou a chamar os estudantes para realizarem seus diagnósticos.

A iniciativa tem como finalidade entender o que foi aprendido ao longo da pandemia para que os estudantes não sejam atrapalhados academicamente.  

Nesse primeiro momento, as aulas presenciais deverão ocorrer apenas para quem está no terceiro ano do ensino médio.  

Obrigatoriedade da presença 

Para os pais que se sentirem inseguros em enviar os filhos para as escolas, a secretaria de educação reforça que nenhum aluno é obrigado a participar das atividades.

Para estes, permanecerá sendo disponibilizadas aulas remotas, com transmissão realizada diariamente pela Rede Minas e há também a distribuição das apostilas do Plano de Ensino Tutorado para quem não tem acesso a internet.  

Situação em Belo Horizonte 

Para quem mora na Capital, o governador Romeu Zema informou que as aulas permanecem suspensas. Isso porque, o índice de contaminação por covid permanece elevado na região. Desse modo, os alunos ainda deverão continuar assistindo aula online.  

Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)
Volta às aulas em Minas Gerais: TUDO sobre o retorno que aconteceu nesta semana (Imagem: Google)

Porém, as instituições de ensino superior foram autorizadas a realizarem as atividades presenciais, apenas no caso de aulas laboratoriais e práticas dos cursos de saúde, e as de educação profissional de nível técnico. 

Previsão para as escolas municipais  

Para os alunos do município, ainda não há uma expectativa de retorno. De acordo com o prefeito, as creches e escolas estão passando por um processo de readequação para receber as crianças e adolescentes com segurança.

Somente após a conclusão desse protocolo é que dará início a elaboração de um novo calendário letivo presencialmente.  

Ensino privado 

Para quem é da rede privada, em Belo Horizonte ainda não há uma previsão de retorno. Isso porque, mesmo com a aprovação do governo do estado, há um alvará impedindo a realização das atividades por determinação da prefeitura. 

Desse modo, os alunos deverão se manter com aulas online, sendo necessário a participação em plataformas como o google meet. Os professores do ensino privado estão realizando aulas gravadas e ao vivo, além de disponibilizarem apostilas de conteúdos e aplicarem avaliações também pela internet.  

Para as instituições que retornaram pelo interior do estado, estão sendo aplicados protocolos de segurança. Medidas de isolamento social, higienização e uso obrigatório de mascaras são algumas das exigências cumpridas pela coordenação dos centros de ensino. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA