Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível? Deputados defendem que SIM

PONTOS CHAVES

  • Auxílio emergencial pode permanecer em 2021
  • Deputados defendem possibilidade com alteração de valores
  • Renda Cidadã é ameaçado mediante ausência de financiamento

Extensão do auxílio emergencial para 2021 é defendida por administradores públicos. Com dificuldades para definir uma nova forma de financiamento para o Renda Cidadã, governo federal avalia a possibilidade de manter o coronavoucher durante o início do próximo ano. A iniciativa foi adotada por um grupo de deputados federais, mas não parece ser bem vista entre o Congresso Nacional.

Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível? Deputados defendem que SIM (Imagem: Google)
Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível? Deputados defendem que SIM (Imagem: Google)

A extensão do auxílio emergencial tinha sido uma pauta finalizada para o mês de dezembro. Porém, com dificuldades de encontrar forma de financiamento para o Renda Cidadã, o governo poderá se sujeitar a prolongar o projeto por um período ainda maior.

Pesquisas mostram que, parte significativa dos deputados federais defendem manter o programa como alternativa de política social.

Dados do XP

De acordo com um levantamento feito pela XP investimentos, 45% dos deputados defendem a permanência do auxílio emergencial. Para a grande maioria, a alternativa é mais eficaz e prática tendo em vista já estar em vigor e beneficiando milhares de brasileiros.

Dos 513 deputados, a pesquisa ouviu 174, entre os dias 14 e 30 de setembro. De acordo com esse grupo, 54% acha uma decisão viável a considerar a atual realidade econômica do governo e os demais 42% acreditam que a decisão pode ser pensada com alterações.

16% defendem que o governo mantenha o programa, mas que modifique seu modelo atual. Dentro deste grupo, 34% são oposição ao presidente Jair Bolsonaro e demais 10% seus aliados.

Não se sabe se a pauta será encaminhada posteriormente, tendo em vista a aceitação recente de manter o programa até o mês de dezembro.

Alterações no valor do auxílio emergencial

De acordo com os deputados, uma das propostas defendida por 83% dos entrevistados da oposição seria a possibilidade de manter o projeto com um reajuste na quantia de R$ 300.

Para estes, o benefício deveria voltar aos R$ 600 ofertados inicialmente. Já 69% do grupo da posição defendem o novo valor afirmando que o governo não obtém recursos o suficiente para manter a pauta.

Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível? Deputados defendem que SIM (Imagem: Google)
Prorrogação do auxílio emergencial para 2021 seria possível? Deputados defendem que SIM (Imagem: Google)

No total, 55% dos deputados são a favor das propostas feitas pelo Poder Executivo, enquanto 31% defendem um aumento. Outros 3% dizem que o repasse mensal deve ser reduzido e 12% não responderam ao questionamento.

Sobre o Renda Cidadã

O programa surgiu mediante o fim do Renda Brasil. Inicialmente projetado pelo governo, o projeto substituiria o atual Bolsa Família e daria continuidade na proposta social do auxílio emergencial.

Porém, sua pauta foi cancelada após o presidente Jair Bolsonaro descordar das propostas de financiamento elaboradas pelo ministro Paulo Guedes.

Desse modo, outros representantes políticos, sem o apoio do ministro da economia, passaram a elaborar o Renda Cidadã como uma nova política de substituição. Seu texto ainda não foi finalizado, mas deverá ser lançado publicamente até o mês de novembro, tendo em vista o plano do governo de passar a executa-lo ainda em janeiro.

Por enquanto, as propostas de financiamento da nova pauta avaliam a possibilidade de criar novos impostos ou de finalizar os descontos de 20% para quem fazia do IRPF na modalidade simplificada.

Foi sugerido também um repasse nos recursos do Fundeb e o congelamento temporário das dívidas públicas através da prorrogação de precatórios.

Quanto a isso, o governo foi fortemente criticado, sob a acusação de que estaria violando a própria Constituição. Desse modo, o assunto passou a ser engavetado e não foi comentado pelos administradores ainda nesta semana.

Já Paulo Guedes, está trabalhando internamente, sem contato com a imprensa, para evitar possíveis novas desavenças com o presidente e garantir um andamento mais rápido de sua proposta.

O Renda Cidadã deverá funcionar em 2021, cancelando assim a necessidade do auxílio emergencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.