Detran-DF passa a oferecer prova de vida virtual pelo aplicativo; veja como fazer

Motorista do Distrito Federal agora podem renovar sua prova de vida por aplicativo. Nessa semana, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) informou que está disponibilizando uma nova funcionalidade em seu app para liberar os segurados de irem até suas agências presencialmente. A ideia foi motivada mediante o contexto de pandemia e passa a valer imediatamente. Saiba como fazer seu cadastro.  

Detran-DF passa a oferecer prova de vida virtual pelo aplicativo; veja como fazer (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)
Detran-DF passa a oferecer prova de vida virtual pelo aplicativo; veja como fazer (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

prova de vida é uma das obrigatoriedades exigidas pelo Detran DF para que o motorista renove seus documentos. Inicialmente, ela deveria ser feita apenas presencialmente, conforme a apresentação do condutor e um documento oficial com foto. Agora, ela foi disponibilizada pela internet e tem validade imediata.  

Em teste desde o dia 10 de agosto, o aplicativo do Detran permitia que os inscritos resolvessem suas pendencias sem precisar saírem de casa.

Porém, para poder ter acesso a ele era necessário primeiro fazer a prova de vida em uma agência. Agora a burocracia não é mais válida.  

Como fazer a prova de vida por app 

Para poder resolver as questões do Detran via app, o primeiro passo é instalar a ferramenta no seu celular. Feito isso, se conecte fornecendo o número do seu CPF que será consultado pela base de dados do Detran.

Estando devidamente registrado, você deverá finalizar o formulário com os dados pessoais verificando se os registros concedidos estão corretos. 

Feito isso, a próxima etapa diz respeito à prova de vida. Basta você abrir a câmera do seu celular e aponta-la para seu rosto, fazendo uma fotografia pessoal. Dentro de até 48h receberá um e-mail com a validação do registro e demais orientações de finalização do cadastro para ter acesso aos demais serviços.  

Pandemia amplificou o processo de adaptação tecnológica 

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o cenário de pandemia foi o grande responsável por liberar a realização do serviço pela internet.  

 “Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da Autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível, afirmou Zélio”.

Já o Diretor de Tecnologia do Departamento, Fábio Souza, afirmou que a decisão deve ser comemorada e significa uma evolução para o órgão.  

 “Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se, ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”, destacou Fábio. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.