Fies: Como posso conseguir minha vaga nas bolsas remanescentes?

Nesta terça-feira (6), desde às 10 horas, o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são referentes ao 2º semestre deste ano de 2020.

Fies: Como posso conseguir minha vaga nas bolsas remanescentes?
Fies: Como posso conseguir minha vaga nas bolsas remanescentes? (Foto: FDR)

As vagas disponíveis são as que não foram preenchidas nos processos regulares do programa neste ano.

Nos primeiros dias de inscrição, de 6 até 8 de outubro, serão ofertadas vagas para os cursos prioritários nas áreas de saúde, engenharias, licenciaturas e Ciência da computação, de acordo com a definição dos normativos do Fies.

As inscrições podem ser feitas no site do Fies. Os estudantes que não estão matriculados em uma instituição podem fazer a inscrição até dia 13 de outubro às 23 horas e 59 minutos. Aqueles que já estão matriculados vão poder se inscrever até o dia 13 de novembro.

Ocupação

O processo para ocupar essas vagas remanescentes é diferente das vagas regulares. Neste, a ocupação vai de acordo com a ordem de conclusão das inscrições.

Por isso, para fazer a alteração é necessário cancelar o cadastro e fazer uma nova inscrição, com isso, sua vaga pode ser ocupada por outra pessoa.

Para se inscrever é preciso que o estudante tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010.

Além disso, é preciso que tenha obtido ao menos 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação do Enem

Cronograma

O que é o FIES?

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Sair da versão mobile