Enem 2020: Quais as exigências para a foto que precisa ser cadastrada?

O INEP, instituto responsável pelo Enem 2020, decidiu adiar o prazo para que as fotos fossem cadastradas no site do Exame. Mas, como deve ser essa foto? Trouxemos algumas explicações que podem te ajudar nesse procedimento.

Enem 2020: Quais as exigências para a foto que precisa ser cadastrada?
Enem 2020: Quais as exigências para a foto que precisa ser cadastrada? Imagem/Reprodução Google

O site do Enem 2020 apresentou falhas nos últimos dias para cadastramento das fotos, isso levou o INEP a estender o prazo, para que nenhum candidato fique prejudicado, agora os estudantes têm até 8 de outubro, próxima quinta-feira, para fazer o envio da imagem.

O prazo foi prorrogado pelo Inep por mais uma semana, em função do volume de acessos ao sistema em um único dia. A prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Participantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação“, disse o INEP em nota pública.

Afinal para que serve essa foto?

É exigido que o candidato se identifique por meio de documento com foto na hora de participar do Exame Nacional do Ensino Médio.

Em 2020 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP decidiu pela implantação de mais uma forma de identificação, que não exclui a necessidade de apresentação do documento no dia da prova, a foto enviada pelo candidato diretamente ao sistema do ENEM 2020.

Como deve ser a foto?

Não basta enviar uma foto qualquer, ela se parece muito com o tipo de foto usada nos documentos oficiais. Assim, deve seguir alguns requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:

  • Deve ser uma foto atual;
  • Nítida, com boa iluminação e individual;
  • Colorida, mas com o fundo branco;
  • Fotos com qualquer adereço (seja boné, chapéu, óculos de sol, gorro, entre outros) que modifique a imagem da pessoa não serão aceitas;
  • O formato do arquivo pode ser JPEG ou PNG (PDF será recusado);
  • O tamanho máximo é de 2 MB.

Inserindo a foto

O candidato inscrito no Enem deve acessar a Página do Participante acessar com seus dados, ir até “perfil” > “foto do perfil” e enviar o arquivo.

Acompanhe a editoria de Carreiras do fdr e tenha acesso a todas as informações sobre o Enem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.