Motorista do Distrito Federal agora podem renovar sua prova de vida por aplicativo. Nessa semana, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) informou que está disponibilizando uma nova funcionalidade em seu app para liberar os segurados de irem até suas agências presencialmente. A ideia foi motivada mediante o contexto de pandemia e passa a valer imediatamente. Saiba como fazer seu cadastro.
A prova de vida é uma das obrigatoriedades exigidas pelo Detran DF para que o motorista renove seus documentos. Inicialmente, ela deveria ser feita apenas presencialmente, conforme a apresentação do condutor e um documento oficial com foto. Agora, ela foi disponibilizada pela internet e tem validade imediata.
Em teste desde o dia 10 de agosto, o aplicativo do Detran permitia que os inscritos resolvessem suas pendencias sem precisar saírem de casa.
Porém, para poder ter acesso a ele era necessário primeiro fazer a prova de vida em uma agência. Agora a burocracia não é mais válida.
Como fazer a prova de vida por app
Para poder resolver as questões do Detran via app, o primeiro passo é instalar a ferramenta no seu celular. Feito isso, se conecte fornecendo o número do seu CPF que será consultado pela base de dados do Detran.
Estando devidamente registrado, você deverá finalizar o formulário com os dados pessoais verificando se os registros concedidos estão corretos.
Feito isso, a próxima etapa diz respeito à prova de vida. Basta você abrir a câmera do seu celular e aponta-la para seu rosto, fazendo uma fotografia pessoal. Dentro de até 48h receberá um e-mail com a validação do registro e demais orientações de finalização do cadastro para ter acesso aos demais serviços.
Pandemia amplificou o processo de adaptação tecnológica
De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o cenário de pandemia foi o grande responsável por liberar a realização do serviço pela internet.
“Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da Autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível, afirmou Zélio”.
Já o Diretor de Tecnologia do Departamento, Fábio Souza, afirmou que a decisão deve ser comemorada e significa uma evolução para o órgão.
“Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se, ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”, destacou Fábio.