Atenção, capixabas! O prazo para se inscrever no programa de CNH Social no Espírito Santo vai até 7 de outubro. Ao todo, são 4.500 vagas para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.
O lançamento oficial do programa foi feito na última segunda-feira (28) pelo governador Renato Casagrande. A responsabilidade pelo desenvolvimento do projeto é do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Podem se candidatar pessoas que querem tirar a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) e para a adição de categoria A ou B.
Inscrições CNH Social no Espírito Santo
Os interessados devem realizar as inscrições pelo portal do Detran-ES até às 23h59 do dia 7 de outubro.
Após o acesso no site, os candidatos precisam preencher as informações referente aos documentos pessoais e os dados de cadastro contido no Cadastro Único. As informações devem ser exatamente iguais àquelas contidas no sistema do CadÚnico.
No site, é preciso também aceitar os termos de responsabilidade e declarar a ciência de que não pode infringir as regras contidas no edital.
Requisitos para participar da CNH Social no Espírito Santo
- Ter 18 anos completos no ato da inscrição;
- Residir no Espírito Santo;
- Possuir registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 14 de agosto;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos; e
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Todas as informações inseridas na inscrição pelo candidato devem conferir, precisamente, com as informações do Cadastro Único
Do total de vagas, serão reservadas 5% para as pessoas com deficiência. É necessário apresentar durante o cadastro a deficiência.
Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados, vão preencher uma lista de espera. Com isso, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado com uma vaga.
A chamada única de suplentes ocorre em 16 de novembro. O objetivo é preencher as vagas remanescentes que provém da não aprovação dos candidatos no processo regular. Em 2019, 1,2 mil suplentes foram chamados nas duas fases do programa.