Enem 2020 adia data de inscrição da foto após erro no site do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação da data limite para o envio da foto para a inscrição do Enem 2020. O prazo finalizava na última quinta-feira (01).

Enem 2020 adia data de inscrição da foto após erro no site do Inep
Enem 2020 adia data de inscrição da foto após erro no site do Inep (Imagem: Reprodução Google)

Após o site de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 ter apresentado problemas, o Inep decidiu prorrogar a data para o envio da foto dos candidatos para até a próxima quinta-feira (08).

Segundo o Instituto, os problemas apresentados no site foram devido ao grande volume de acessos ao sistema em um único dia.

Os candidatos terão até o dia 08 para enviar ou alterar a foto de inscrição. Lembrando que o cadastro da imagem é obrigatório a todos os candidatos.

Como inserir a foto no Enem 2020

  • Acesse o portal gov.br com o seu CPF e senha;
  • Acesse o Portal do Participante do Enem;
  • Insira a foto no local indicado;

O Instituto pede que a foto mostre todo o rosto e esteja a uma distância da câmera que seja possível capturar até os ombros. O arquivo da imagem precisa estar em formato JPEG ou PNG e ter, no máximo, 2 megabytes.

Além disso, é solicitado que a imagem tenha os seguintes aspectos:

  • Nítida;
  • Colorida;
  • Recente;
  • Individual;
  • Em ambiente iluminado;
  • Com fundo branco;
  • Sem uso de acessórios que possam comprometer o reconhecimento (óculos de sol, boné ou touca).

O Inep e o Ministério da Educação (MEC) informaram que não realizam a validação da imagem, portanto, o candidato é o único responsável pela adequação da foto que será enviada e, por esse motivo, pode ser anulada, caso não cumpra os requisitos exigidos.

Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 finalizaram no dia 27 de maio, porém ainda é possível anexar uma imagem ou alterá-la até o dia 08.

O exame está marcado para ser aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro para o formato impresso e 31 de janeiro e 07 de fevereiro para o Enem Digital.

Devido à pandemia de Covid-19 a aplicação do Enem, que geralmente acontece no último trimestre do ano, foi adiada para o início de 2021, com o intuito de dar mais tempo aos estudantes para se prepararem, já que ficaram sem aulas presencias, e para que o Inep e o MEC possam adaptar o exame as medidas preventivas de contaminação.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.