Senac-RJ promove curso de capacitação para aprendizes; inscreva sua empresa para contratar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) está oferecendo curso de capacitação para Jovens aprendizes. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Itaguaí, o Senac selecionou 21 jovens para o projeto.

publicidade
Senac-RJ promove curso de capacitação para aprendizes; inscreva sua empresa para contratar
Senac-RJ promove curso de capacitação para aprendizes; inscreva sua empresa para contratar (Imagem: reprodução/google)
publicidade

O curso de aprendizagem profissional comercial em serviços administrativos é uma parceria entre o Senac do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação do município de Itaguaí e empresas da região.

O curso conta com 21 jovens selecionados da cidade de Itaguaí, entre 14 e 24 anos matriculados nos ensinos fundamental e médio ou que tenham concluído o ensino médio. As aulas iniciaram no dia 21, sendo de forma online, devido à pandemia de Covid-19.

O curso de aprendizagem profissional comercial em serviços administrativos terá a duração de um ano de dois meses.

No fim do curso os estudantes serão capazes de realizar controle de fluxo de documentos, arquivo, fluxo de caixa e rotina no departamento pessoal, entre outros serviços.

Além disso, devido a parceria com empresas da região, o curso contará com 660 horas de prática profissional. A concluir essa etapa os estudantes receberão um certificado que permitirá o exercício de funções no mercado de trabalho, como recepcionista, assistente administrativo, auxiliar de escritório e assistente pessoal.

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho da região e desenvolver a empregabilidade do município de Itaguaí. Com isso, não só desempenha um papel social, na preparação de jovens para o início da carreira, como também, contribui para o desenvolvimento econômico da região.

O projeto tem como base a Lei de Aprendizagem que obriga todas as empresas de médio e grande porte contratar um percentual de jovens aprendizes. De acordo com a lei, o mínimo é a contratação de 5% e no máximo de 15% do seu quadro de colaboradores.

Segundo o Senac, as empresas que tiverem interesse em aderir o programa Jovem Aprendiz podem entrar em contato com o Senac-RJ pelo e-mail jovemaprendiz@rj.senac.br.

Com isso, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial fará o cadastro da empresa e será analisado, junto com os proprietários o quantitativo de vagas disponíveis.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.