Paraná autoriza retorno das aulas presenciais para cursos na área de saúde

Na segunda-feira (28), o governo do Paraná publicou uma resolução para o retorno das aulas presenciais dos cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação das áreas de saúde. De acordo com os documentos, essa retomada deve ser realizada também nas áreas de pós-graduação.

Paraná autoriza retorno das aulas presenciais para cursos na área de saúde
Paraná autoriza retorno das aulas presenciais para cursos na área de saúde (Foto: Jaelson Lucas / ANPr)

Para a realização das aulas em segurança, as instituições de ensino devem seguir as medidas sanitárias.

A Secretaria Estadual de Saúde determinou que as instituições devem adotar medidas como revezamento e horários de aulas diferenciados para realização de atividades, com o intuito de evitar aglomeração.

“Em meio ao enfrentamento desta pandemia, o trabalho da saúde e de seus profissionais ficou ainda mais em evidência e ficou claro que existe a necessidade de colocar mais pessoas para atuar nesta área. Nosso objetivo é capacitar e finalizar a formação destes alunos para que possam ingressar na área o quanto antes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As aulas presenciais no Estado estão suspensas desde o período de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Paraná tem cerca de 174.124 casos confirmados e 4.335 mortes por conta do novo coronavírus,

Além disso, o governo ressaltou que não há previsão para o retorno completo das aulas presenciais em todo o estado por conta dos índices de contaminação pelo novo coronavírus que ainda não registra queda.

Todas as instituições vão ser fiscalizadas pela Secretaria de Saúde junto com as secretarias municipais. Caso esses estabelecimentos não estejam seguindo os protocolos isso vai implicar em multa e o valor vai ser dobrado se acontecer novamente.

Retomada

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto informou que neste momento, não está prevista a retomada das atividades escolares presenciais.

“O cenário epidemiológico atual indica que ainda não é a hora de retornarmos totalmente com as aulas presenciais. Este assunto, juntamente com os dados, é analisado diariamente pelo Governo. Precisamos de uma queda sustentada do número de casos e de óbitos para que tenhamos segurança nesse retorno.”, disse.