Cinco agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram com as perícias médicas presenciais no estado do Ceará nesta segunda-feira (28). O agendamento da perícia está sendo feita pela internet, e no telefone 135.
As agências do INSS retornaram o atendimento presencial no dia 14, oferecendo serviços como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais serviços continuam a ser resolvidos através dos canais remotos.
As agências abertas são aquelas consideradas pelo órgão de alta necessidade devido à capacitada alta de atendimento, principalmente, na solicitação de pericia médica. Porém, os médicos decidiram não retornar devido à falta de aprovação das unidades nas vistorias.
Apenas 12, das mais de 800 agências que retornaram, passaram na vistoria realizada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).
Dessa maneira, a categoria decidiu só retornar após a realização das inspeções que comprovem a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público.
De acordo com a associação “Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”.
Passados alguns dias, cinco agências no Ceará retornam o atendimento presencial da perícia médica nesta segunda-feira (28). Com isso, o estado conta agora com nove agências que oferecem o serviço.
Veja abaixo as agências do INSS do Ceará que voltaram a oferecer perícia médica nesta segunda-feira:
- Fortaleza: Bairro Centro e Edson Queiroz;
- Região Metropolitana: Caucaia;
- Cariri: Juazeiro do Norte e Barbalha.
Além dessas, a agência do Bairro Messejana, na capital e as unidades das cidades de Crateús, Sobral e Viçosa do Ceará também estão funcionando com perícia médica.
Cada unidade oferta a quantidade de perícias de acordo com a quantidade de médicos, sendo assim, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, cada médico perito atende, em média, doze avaliações por dia.
Segundo o INSS, a unidade do Bairro Edson Queiroz tinha quase 50 atendimentos de perícia agendados para segunda-feira (28).
Na agência do Bairro Centro, 44 atendimentos eram esperados e na unidade de Caucaia, dez perícias médicas foram agendadas. O dia e horário podem ser marcados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.