Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências

Após quase seis meses de portas fechadas, agências do INSS voltam a receber população sob regimentos especiais de proteção contra o covid-19. No último dia 14, mais de 100 agências do Instituto Nacional do Seguro Social reabriram suas portas. Tratam-se dos primeiros atendimentos presenciais desenvolvidos desde a chegada da pandemia. Abaixo, te explicaremos como fazer seu agendamento online.  

Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências (Imagem: Google)
Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências (Imagem: Google)

O primeiro passo a se saber antes de ir até uma unidade do INSS é que o instituto só está recebendo pessoas que tenham feito um agendamento prévio pela internet. A iniciativa tem como finalidade controlar o número de segurados por unidade, evitando superlotações e novas contaminações por covid.  

Os agendamentos podem ser feitos de duas formas. A primeira delas é por meio do telefone 135. Ao entrar em contato com a central, o segurado deve informar o serviço que deseja realizar e verificar a agência mais próxima de sua residência e disponibilidade de consulta na mesma.

servidor do INSS irá repassar as datas e horários e ao finalizar a marcação enviará um comprovante por sms que deverá ser apresentado na agência.  

Agendamento pelo Meu INSS 

Outra oportunidade é fazer a marcação pela internet. Nesse caso, abra o Meu INSS e seleciona a opção ‘entrar’. Na sequência, faça seu cadastro através da página do Gov.br 

Estando registrado no sistema. Vá até a função  “Agendamentos/Solicitações” selecione a opção “Novo requerimento”. Nessa hora, você deverá escolher o serviço que desejará realizar. Depois basta clicar em ‘avançar’ e passar para a próxima etapa.  

No passo seguinte, será preciso escolher o local onde será atendido. Para isso, informe sua localização através do número de seu CEP. Ao clicar com consultar você terá acesso a todas as unidades próximas e deverá escolher entre elas onde deseja ser atendido.  

Posteriormente, verifique a disponibilidade de dias e horários e selecione aquele que melhor atender a sua agenda.

Depois verifique suas informações pessoais, como os dados de contato, sendo necessário informar o telefone celular, fixo e e-mail atualizados, tocando em “Avançar” na sequência.  

Clique em avançar, revise todos os informes exibidos na tela e depois confirme o agendamento. Automaticamente será emitido um comprovante para que você apresente na hora de sua marcação. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA