Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências

Após quase seis meses de portas fechadas, agências do INSS voltam a receber população sob regimentos especiais de proteção contra o covid-19. No último dia 14, mais de 100 agências do Instituto Nacional do Seguro Social reabriram suas portas. Tratam-se dos primeiros atendimentos presenciais desenvolvidos desde a chegada da pandemia. Abaixo, te explicaremos como fazer seu agendamento online.  

Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências (Imagem: Google)
Meu INSS: Passo a passo para marcar atendimento nas agências (Imagem: Google)

O primeiro passo a se saber antes de ir até uma unidade do INSS é que o instituto só está recebendo pessoas que tenham feito um agendamento prévio pela internet. A iniciativa tem como finalidade controlar o número de segurados por unidade, evitando superlotações e novas contaminações por covid.  

Os agendamentos podem ser feitos de duas formas. A primeira delas é por meio do telefone 135. Ao entrar em contato com a central, o segurado deve informar o serviço que deseja realizar e verificar a agência mais próxima de sua residência e disponibilidade de consulta na mesma.

servidor do INSS irá repassar as datas e horários e ao finalizar a marcação enviará um comprovante por sms que deverá ser apresentado na agência.  

Agendamento pelo Meu INSS 

Outra oportunidade é fazer a marcação pela internet. Nesse caso, abra o Meu INSS e seleciona a opção ‘entrar’. Na sequência, faça seu cadastro através da página do Gov.br 

Estando registrado no sistema. Vá até a função  “Agendamentos/Solicitações” selecione a opção “Novo requerimento”. Nessa hora, você deverá escolher o serviço que desejará realizar. Depois basta clicar em ‘avançar’ e passar para a próxima etapa.  

No passo seguinte, será preciso escolher o local onde será atendido. Para isso, informe sua localização através do número de seu CEP. Ao clicar com consultar você terá acesso a todas as unidades próximas e deverá escolher entre elas onde deseja ser atendido.  

Posteriormente, verifique a disponibilidade de dias e horários e selecione aquele que melhor atender a sua agenda.

Depois verifique suas informações pessoais, como os dados de contato, sendo necessário informar o telefone celular, fixo e e-mail atualizados, tocando em “Avançar” na sequência.  

Clique em avançar, revise todos os informes exibidos na tela e depois confirme o agendamento. Automaticamente será emitido um comprovante para que você apresente na hora de sua marcação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.