Peritos do INSS voltam a trabalhar nas agências a partir desta segunda-feira (28)

Na última sexta-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nota no Diário Oficial da União, convocando os médicos peritos de Sergipe para o retorno das atividades presenciais nesta segunda-feira (28).

Peritos do INSS voltam a trabalhar nas agências a partir desta segunda-feira (28)
Peritos do INSS voltam a trabalhar nas agências a partir desta segunda-feira (28) (Imagem: Reprodução / Google)

As agências do INSS retornaram no dia 14, sendo reabertas para o atendimento presencial apenas aquelas consideradas de alta necessidade devido à capacitada alta de atendimento.

Além disso, só foram oferecidos os serviços essenciais, sendo que os demais continuam sendo ofertados por meio digital.

Entre os serviços mais aguardados, as perícias médicas foram as que mais houveram procura, porém, os médicos decidiram não retornar, pois apenas 12 das mais de 800 agências que retornaram passaram na vistoria realizada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).

Dessa maneira, a categoria decidiu só voltar ao trabalho após a realização das inspeções que comprovem a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público.

De acordo com a associação, “Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”.

A convocação realizada na última sexta-feira (25) pelo INSS pede que os médicos peritos que são locados na Agência Ivo do Prado em Sergipe retornem os serviços na unidade. Segundo o Instituto, a agência passou pela vistoria e foi considerada pelo órgão como apta a voltar a funcionar.

Com a convocação, a categoria realizou a vistoria na unidade e afirmou que 11 profissionais estão aptos a retornar ao trabalho presencial, sendo que oito atendem na agência Siqueira Campos e três na agência Ivo do Prado.

“Segunda, se estiver tudo correto, retornam ao trabalho os três colegas lotados na Ivo do Prado. Os demais continuarão em trabalho remoto até a sinalização oficial em relação à agência Siqueira Campos”, explica Ivan Figueiredo, delegado representante da ANMP em Sergipe.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, ainda não foi informado o resultado da vistoria realizada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos na agência Ivo do Prado.

Além disso, informou que a ANMP não tem data para realizar a vistoria da agência Siqueira Campos, porém pode acontecer nesta segunda-feira (28).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.