Prefeitura de BH deve anunciar hoje (24) novas regras para volta as aulas

Volta as aulas vira pauta na agenda pública de BH. Nesta segunda-feira (28), a prefeitura municipal irá avaliar como ficará a vida acadêmica dos alunos que tiveram as atividades suspensas mediante a chegada do novo coronavírus. As escolas estão com as portas fechadas há mais de seis meses e a previsão de retorno, marcada para o próximo dia 5, poderá ser adiada.

Prefeitura de BH deve anunciar hoje (24) novas regras para volta às aulas (Imagem: Google)
Prefeitura de BH deve anunciar hoje (24) novas regras para volta as aulas (Imagem: Google)

De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), a prefeitura deverá revogar o decreto que recolheu os alvarás de funcionamento das escolas em toda a capital. Dessa forma, os centros privados deverão permanecer dando aulas através de plataformas digitais.

“Se nesse pronunciamento não estiver na pauta a volta às aulas, em especial dos alunos da educação infantil, vamos tentar dialogar com o prefeito. As escolas trabalham com educação e qualquer processo de ensino e aprendizagem prevê escuta, fala e diálogo. Esperamos esta postura da Prefeitura de Belo Horizonte“, afirma Zuleica Reis, presidente do Sinep.

Risco de contaminação

O alvará de suspensão foi liberado pelo governo do estado assim que a pandemia passou a gerar efeitos na cidade. De acordo com a versão inicial do texto, os centros de ensino deveriam ficar paralisados até o dia 5 de outubro.

A principal justificativa para manter a decisão é de que crianças normalmente tendem a ser assintomáticas para a doença.

Dessa forma, segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid em BH, o retorno em atividades de aglomeração poderia resultar em um alto índice de contágio entre familiares, professores e demais pessoas que se encontram no grupo de risco.

A ideia da gestão pública é que as escolas só voltam a funcionar presencialmente se os novos casos de Covid-19, por 100 mil habitantes, caírem 28 vezes – ou 96%. Atualmente, a taxa está em 143 por 100 mil.

Atividades remotas como plano B

Desse modo, para a rede de ensino privada, caberá aos coordenadores das instituições definirem modos online de manter as atividades.

Há muitos alunos recorrendo a plataformas como o google meet para poder se manterem atualizados das aulas e até mesmo fazerem os exames avaliativos.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.