A Universidade de São Paulo (USP) vai usar a nota do Enem 2020 para preencher mais de 2,8 mil vagas em 169 cursos de ensino superior. O ingresso é realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A universidade participa da seleção apenas no primeiro semestre, com isso, os candidatos têm até o fim de janeiro para realizar a inscrição.
O SiSU usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior, por esse motivo, para as vagas de 2021 serão usadas as notas do Enem 2020.
A USP oferta 2.830 vagas a cada ano para o Sistema de Seleção Unificada. São 169 cursos contemplados dos 215 que a universidade oferece. Entre as unidades com vagas disponíveis estão: São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
A universidade destina 2.160 para as ações afirmativas (cotas próprias da universidade), sendo Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). As demais vagas são para a ampla concorrência.
No Termo de Adesão ao SiSU é possível ter acesso às informações sobre as vagas, como cotas e locais de oferta. Esse documento é publicado no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP a cada edição da seleção.
Para concorrer a uma das vagas é exigido que o candidato tenha uma nota mínima em cada área do conhecimento do Enem. Além disso, cada prova possui importância diferente conforme o curso, ou seja, o peso é maior. Veja o exemplo do curso de Medicina:
Nota mínima para Medicina: 500 pontos em cada prova/área do Enem. Pesos para Medicina
- Redação: 2;
- Linguagens e Códigos: 2;
- Ciências Humanas: 2;
- Ciências da Natureza: 4;
- Matemática: 3.
As provas são multiplicadas pelos pesos das respectivas disciplinas, veja:
- Redação: 2×500 = 1.000 pontos;
- Linguagens e Códigos: 2×500 = 1.000;
- Ciências Humanas: 2×500 = 1.000;
- Ciências da Natureza: 4×500 = 2.000;
- Matemática: 3×500 = 1.500.
Fuvest
A USP ainda conta com o seu próprio processo seletivo, a Fuvest, aplicada pela Fundação Universitária para o Vestibular e que disponibiliza oito mil vagas para diferentes cursos, entre eles: Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, que além da prova de conhecimento exige dos candidatos provas de habilidades específicas.