Fuvest: Inscrições começam hoje (31)! Veja como participar

Quer estudar na Universidade de São Paulo (USP)? As inscrições para o Fuvest 2021 já estão abertas. Os interessados em participar do processo seletivo têm até 23 de outubro para realizar as inscrições no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). 

Fuvest: Inscrições começam hoje (31)! Veja como participar
Fuvest: Inscrições começam hoje (31)! Veja como participar (Imagem: reprodução Google)

O Manual do Candidato já está disponível para acesso no site do Fuvest. Os interessados podem realizar a inscrição por aqui.

Para os candidatos que não realizaram o pedido de isenção da taxa da prova, é necessário fazer o pagamento da inscrição no valor de R$ 182,00.

A primeira fase das provas está marcada para 10 de janeiro de 2021, com conteúdo que pedem conhecimentos gerais.

Já em 21 de fevereiro de 2021 será a segunda fase do exame com a prova de Português e redação. 

No dia 22 de fevereiro, a prova das disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

O que mudou no Fuvest 2021?

Embora o ano de estudos e de realização da prova seja atípico, a estrutura e o formato da prova não foi alterado. A primeira fase continua sendo realizada em um único dia, com a prova constituída de 90 questões e 5 horas de duração.

A segunda etapa mantém as duas provas de conhecimentos específicos, com questões discursivas.

A USP seguiu um processo seletivo diferente de universidades como a Unicamp e a Unesp, por exemplo. 

Na Unicamp, o número de questões foi reduzido e o tempo para resolução da prova também diminuiu. Já na Unesp, as questões discursivas da prova do vestibular foram abolidas.

Por consequência da pandemia e como maneira de proteção, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante a realização das provas, bem como no Enem. 

No mais, as poucas mudanças anunciadas no manual são referentes às provas de habilidades específicas. Confira a seguir: 

Neste ano, o vestibular para o curso de Artes Visuais não haverá a prova de habilidade específica. A seleção dos candidatos será feita de acordo com a classificação nas provas gerais, da primeira e segunda fases do vestibular 2021.

As provas específicas para os cursos de Música também sofreram alterações. Nesta edição, elas serão realizadas em formato não presencial, utilizando material audiovisual a ser disponibilizado pelo candidato em plataforma de internet. 

As provas específicas para os cursos de Música também sofreram alterações. Nesta edição, elas serão realizadas em formato não presencial, utilizando material audiovisual a ser disponibilizado pelo candidato em plataforma de internet. As orientações dessa fase estão detalhadas na página 60 do manual.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!