O Magazine Luiza e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) se uniram para oferecer a digitalização das pequenas empresas. O objetivo é ajudar esses negócios a vender online.
Com a pandemia de Covid-19 e com os negócios fechados, a venda online tornou-se a única alternativa para as empresas. Pensando nisso, o Sebrae identificou que as micro e pequenas empresas apresentavam dificuldade de digitalizar suas operações.
Por esse motivo, buscou parcerias com grandes do e-commerce para ajudar esses empreendimentos a entrarem na venda online.
Em abril, o Sebrae firmou parceria com o Magazine Luiza permitindo a entrada das pequenas empresas no seu marketplace por meio do programa Parceiro Magalu.
A Magalu e o Sebrae já digitalizaram 1.500 pequenos negócios até agora, só na fase de teste nos estados de Pernambuco e São Paulo. Agora a ideia é expandir para todo o Brasil e a expectativa é que alcançar 100 mil empresas até 2021.
Os donos das micro e pequenas negócios podem acessar o site do Sebrae para receber instruções de onde realizar a venda, tudo com base no perfil construído a partir do preenchimento do formulário que pergunta as características básicas de sua empresa.
“Primeiramente, o empreendedor faz um diagnóstico do nível de digitalização do negócio e, a partir daí, são oferecidas diversas soluções para atender as demandas específicas que ele tem para se inserir no ambiente digital, inclusive a possibilidade dos canais de marketplaces”, afirmou o analista de competitividade do Sebrae, Flávio Petry.
Com esses dados, o Sebrae disponibiliza as orientações e, até mesmo, cursos gratuitos online voltados para o aumento de vendas online e ferramentas digitais de gestão de negócio.
A ideia é que os empreendedores sejam capazes de enfrentar a mudança de forma totalmente capacitada.
Além disso, o Sebrae irá monitorar o desempenho das empresas dentro do Parceiro Magalu, com o intuito de fornecer melhorias quanto necessário.
“Estamos coletando informações que serão fundamentais para propor novas soluções para que os empresários melhorem cada vez mais o desempenho dentro dos marketplaces”, disse Petry.