Volta às aulas: Confira decisão do retorno em Alagoas, Pernambuco e Piauí

PONTOS CHAVES

  • Os estados brasileiros estão reabrindo os comércios e as escolas;
  • Alguns estados do Nordeste estão cogitando a retomada das aulas;
  • Essa retomada deve ser de forma gradual, e de acordo com o plano de cada estado.

Devido a queda das curvas de mortes por conta do novo coronavírus, muitos dos estados estão retornando e flexibilizando às suas atividades econômicas. Em algumas regiões até volta às aulas presenciais devem retornar, como é o caso de Alagoas, Pernambuco e Piauí. 

Volta à aulas: Confira como está sendo o retorno em Alagoas, Pernambuco e Piauí
Volta às aulas: Confira decisão do retorno em Alagoas, Pernambuco e Piauí (Foto: Google)

Alagoas 

Nesta segunda-feira (21), as escolas estaduais de ensino de Alagoas retornaram às suas atividades remotas depois de um período de recessão.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), das 310 unidades, cerca de 99% está fazendo parte do Regime Especial de atividades escolares não-presenciais e apenas 1% da forma parcial.

O protocolo de retomada da rede estadual de ensino foi elaborado, mas não tem um prazo fixo para volta às aulas presenciais em toda a região.

A informação da Seduc é que está sendo realizada a discussão sobre o plano com a comunidade escolar, sociedade civil e os órgãos de saúde e fiscalização.

Além disso, as comissões querem fazer a identificação da realidade do local, as possibilidades e as melhores soluções para que esse retorno seja o mais seguro possível.

O plano de distanciamento social controlado do estado não definiu data para que as aulas retornem, mas deve acontecer só na fase verde. 

A capital de Maceió, está na Fase Azul, que é a penúltima etapa, já o interior está na fase amarela.

Volta às aulas em Pernambuco

Volta à aulas: Confira como está sendo o retorno em Alagoas, Pernambuco e Piauí
Volta à aulas: Confira como está sendo o retorno em Alagoas, Pernambuco e Piauí (Imagem: Reprodução/Google)

As regiões do estado foram reclassificadas no dia 14, o que fez com que algumas avançassem no plano de reabertura que tem 11 etapas.

As cidades localizada nas Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata estão na Etapa 8 desde o dia 31 de agosto, e continuam na Fase Verde.

Nesta fase é permitida a reabertura de museus e espaços de exposição, comércio de praia, serviços de escritório com 100% do efetivo e serviços de alimentação com 70% da capacidade.

As aulas presenciais continuam suspensas, mas os cursos livres podem fazer o atendimento dos alunos de forma 100% presencial. 

Continuam na fase 7 às regiões de Garanhuns, no agreste, e Petrolina, no sertão, etapa alcançada na semana passada pelas regiões de Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro, no sertão. 

Nesta fase é permitido o serviço de alimentação e funcionamento de shoppings até as 22h, além de igrejas e templos com até 30% da capacidade, sendo que os espaços maiores, que recebem a partir de mil pessoas, devem restringir a lotação a 20% da capacidade.

Já as regiões de Afogados da Ingazeira, no sertão, e de Ouricuri, no Sertão do Araripe, seguem na fase 6.

Essas podem  reabrir serviços de alimentação com 50% da capacidade; academias de ginástica; comércio varejista e shoppings centers com 50% da capacidade; e feiras, além do Polo de Confecção.

Continua sendo proibido a reabertura de cinemas, teatros, clubes sociais, eventos sociais, esportivos, serviço público, parques de diversão e zoológicos, em todo o estado.

Piauí

O estado autorizou a retomada de eventos culturais e sociais desde o dia 8 de setembro. 

Serão permitidas até 100 pessoas em locais abertos e semiabertos, agora, caso o sistema para o eventos seja drive-in será permitido 250 carros.

Os ingresso precisam ser vendidos pela internet e a ocupação deve ser de 40% da capacidade. 

Apesar disso, continuam sendo proibidas a abertura de teatros, cinemas, circos, casas de shows e espetáculos em ambientes fechados.

Na última semana, a Secretaria de Educação (Seduc) deu início a capacitação online sobre o Protocolo Específico 42/2020.

Esse protocolo trata as medidas sanitárias para o retorno às aulas presenciais na rede pública e privada. 

De acordo com o decreto, as aulas ficaram suspensas até hoje, sem definição sobre o retorno, e um novo decreto deve ser publicado com as orientações para a área de ensino.

O Programa de Retomada Organizada das Atividades Econômicas Covid-19 – PRO Piauí, dispõe no site os protocolos de higienização e distanciamento que cada setor econômico e social deve seguir.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!