Governo do Rio Grande do Norte confirma retorno das aulas para 2021

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que as aulas presenciais das escolas públicas no estado só voltarão em 2021. A informação sobre o retorno das aulas foi dada através de suas redes sociais.

Governo do Rio Grande do Norte confirma retorno das aulas para 2021
Governo do Rio Grande do Norte confirma retorno das aulas para 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

“Em 2020, as escolas darão continuidade às atividades não presenciais, aplicando um plano de recuperação das aprendizagens com os estudantes concluintes”, disse Fátima Bezerra (PT), governadora do RN.

A decisão tomada está de acordo com a lei, pois está regulamentada com um decreto a ser publicado no DOE (Diário Oficial do Estado). A medida prevê a continuação do ensino à distancia (EAD) como já vem sendo aplicado no estado.

As escolas da rede privada de ensino do Rio Grande do Norte podem seguir o seu próprio calendário de aulas e decidir a melhor forma de ensino, desde que esteja de acordo com o plano de flexibilização do estado. As aulas para essas instituições estão previstas para ter o retorno no dia 5 de outubro.

As aulas presenciais no Rio Grande do Norte estão suspensas desde março, no início das restrições para o controle e combate da pandemia do Covid-19. As aulas, tanto na rede pública quanto na privada, está acontecendo através da internet.

Na rede estadual de ensino os professores têm usado a plataforma “Sigaeduc” para ofertar os conteúdos aos alunos. Nessa plataforma é possível disponibilizar as aulas remotas e usar outras ferramentas, como aplicativos.

A ideia é continuar o processo educacional dos estudantes mesmo que esteja passando por um período de isolamento social. A grande questão é que nem todos os alunos da rede pública possuem acesso à internet ou acesso ao computador.

Na escola municipal os professores estão usando as redes sociais para oferecer o ensino, como o WhatsApp. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde pretende lançar uma página virtual na qual seja possível sugerir aos professores ideias de atividades lúdicas que possam ser aplicadas durante esse período.

Todas essas estratégias são para evitar a aglomeração nas aulas presenciais e tenar amenizar os dados do novo vírus no estado. De acordo com o governo estadual do Rio Grande do Norte, atualmente o estado registra 63,8 mil casos confirmados da covid-19 e 2,2 mil mortes.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.