Governo de Santa Catarina prevê retorno das aulas presenciais para outubro

Muitas instituições de ensino paralisaram as aulas presenciais e adotaram o ensino remoto desde o mês de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Outras, suspenderam as atividades por tempo indeterminado. Agora, estados como Santa Catarina, por exemplo, estudam o retorno gradativo das instituições.

publicidade
Governo de Santa Catarina prevê retorno das aulas presenciais para outubro
Governo de Santa Catarina prevê retorno das aulas presenciais para outubro (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

Segundo o secretário de Educação, Natalino Uggioni, a decisão é voltada às redes estaduais e municipais.

O documento que apresenta o Plano de Contingência para Educação foi apresentado na quarta-feira (9). Ele trata sobre as medidas sanitárias, diretrizes de atividades pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, comunicação, capacitação e finanças para esse possível retorno.

Enquanto não é valido, as atividades presenciais nas instituições de ensino seguem suspensas até o dia 12 de outubro.

Para que essa data não seja prorrogada, garantindo o retorno no dia 13 de outubro, a secretaria avalia a melhora dos índices da pandemia no estado.

Sendo assim, pais e alunos que estão na expectativa para saber a decisão do governo deverão aguardar o anúncio “mais próximo da data”.

As diretrizes sobre o retorno das aulas é fruto de discussões de um comitê formado por 15 entidades. Por ser um retorno gradual, a volta dos alunos não será em massa.

A intenção é que os alunos mais velhos, iniciando pelas últimas séries do Ensino Médio, sejam os primeiros a retornarem. De acordo com o secretário Natalino será um convite de retorno às aulas direcionado aos estudantes que estão apresentando maior dificuldade de assimilação do conteúdo.

Vale ressaltar que nem todos os alunos receberão esse reforço. Para uma parcela das classes, as aulas à distância continuam. Independente de qualquer coisa, está mantida a decisão de que o ensino remoto siga, em paralelo, até a conclusão do semestre, em dezembro.

Todas as medidas ligadas a suspensão e retorno das atividades são fruto da pandemia. Segundo o secretário, as decisões mostram a preocupação com a segurança dos alunos e dos profissionais que atuam na educação. Garante ainda o cumprimento dos protocolos de segurança no retorno das aulas.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.