Prefeitura de Niterói autoriza volta das aulas presenciais na cidade

A Prefeitura Municipal de Niterói autorizou as escolas, tanto públicas quanto particulares, a retomarem suas aulas presenciais do Ensino Médio, ou seja 1º, 2º e 3º ano. A intenção da Prefeitura é que o retorno das aulas seja um balizador para o retorno definitivo das aulas em todas as categorias. As escolas que optarem pelo retorno devem manter a opção do ensino à distância.

Prefeitura de Niterói autoriza volta das aulas presenciais na cidade
Prefeitura de Niterói autoriza volta das aulas presenciais na cidade (Imagem: Reprodução / Google)

O prefeito Rodrigo Neves, em live realizada na sexta-feira (18), anunciou que o retorno é opcional, mas que a decisão foi tomada considerando as melhores experiências internacionais, com a participação de técnicos da saúde e educação e com medidas de proteção de alunos e profissionais.

As escolas que decidirem pelo retorno das atividades, deverão obedecer ao protocolo estabelecido pela Prefeitura para proteção contra a Covid-19 como distanciamento de 1,5 metro entre as cadeiras dos alunos, uso de máscaras renovada a cada duas horas e disponibilização de álcool gel 70%.

Além disso, as escolas terão que manter a opção da educação à distância para os pais que fizerem a opção de não enviar seus filhos para a escola nesse momento. Professores e funcionários do grupo de risco também deverão ser liberados e a escola deve manter agentes de desaglomeração na escola.

Uma das escolas particulares retomou suas atividades nesta terça-feira (22). As aulas irão funcionar em sistema híbrido.

O professor estará presencialmente em sala de aula com os alunos e as aulas serão transmitidas para os estudantes acompanharem online, monitoradas por um assistente presente na sala.

Atualmente no estágio “amarelo 2”, o retorno das atividades do Ensino Médio será um teste para avaliar a reabertura de todas as escolas do município. Será observado o impacto no sistema de saúde e a alteração de número de casos da doença em Niterói nas próximas semanas.

Os principais indicadores considerados serão os novos números de casos da Covid-19 em adolescentes com idade escolar e a situação das filas dos hospitais do município.

Aliado a esses indicadores, quando a cidade chegar ao estágio “amarelo nível 1”, a penúltima fase do sistema de classificação de cores para determinar o nível de gravidade de contaminação, será autorizado o retorno das atividades do Ensino Fundamental.

Entretanto, as escolas de Ensino Infantil, com crianças de até 6 anos, só devem ter suas atividades retomadas em 2021, segundo o prefeito.