Governo de Pernambuco autoriza volta das aulas presenciais para 6 de outubro

Nesta segunda-feira (21), o governo de Pernambuco autorizou a retomada das aulas presenciais dos alunos do ensino médio, a partir do dia 6 de outubro. Essa volta deve ser dividida em três etapas, se iniciando pelas turmas do 3º ano.

Governo de Pernambuco autoriza volta das aulas presenciais para 6 de outubro
Governo de Pernambuco autoriza volta das aulas presenciais para 6 de outubro (Foto: Google)

Essa decisão vale para as redes públicas e privadas do estado. Na ilha de Fernando de Noronha, às aulas começaram a sua retomada presencial hoje (22).

Em entrevista coletiva, que foi transmitida pela internet foi anunciado também um centro de testagem em formato de “drive-thru” e um outro apenas para os profissionais da educação.

No dia 13 de outubro as aulas podem ser retomadas para os estudantes do 2º ano, e no dia 20 de outubro poderá voltar as aulas dos estudantes do 1º ano, do ensino técnico concomitante, no qual os alunos cursam em conjunto com o ensino médio e o subsequente, em que são cursados após o ensino médio. Assim como a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Já os cursinhos e o ensino superior já tinham sido liberados pelo governo. As escolas que vão decidir a sua volta ou não, apenas levando em consideração as regras que foram estabelecidas pelo governo. 

Os estudantes podem optar pelo retorno, para os menores de idade essa decisão será tomada pelo país ou responsáveis. A rede estadual de ensino conta com cerca de 1.060 escolas.

Mesmo com isso, as escolas devem manter as atividades não presenciais e poderão manter as aulas de forma online ou de retomada das aulas presenciais com o ensino híbrido, no qual são combinadas atividades presenciais e não presenciais.

Esse protocolo de retomada tem cerca de 60 regras de segurança. Entre elas estão:

  • O uso obrigatório de máscaras;
  • Distanciamento de 1,5 metro de todos os ambientes das escolas (incluindo dos estudantes em sala de aula);
  • Lavagem das mãos;
  • Uso do álcool gel;
  • Orientações para todos nas escolas;
  • Organização de grupos fixos de estudantes;
  • Monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio na rede estadual, todos os estudantes e profissionais receberão máscaras.

No caso dos trabalhadores serão distribuídos protetores faciais. Já os termômetros de medição de temperatura por infravermelho, sem necessidade de contato físico, foram distribuídos para todas as unidades de ensino. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!