Unidades do Detran voltam a funcionar na ilha de Noronha; agende seu serviço

Desde segunda-feira (14) o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) retomou o atendimento ao público para moradores da ilha de Fernando de Noronha.

Unidades do Detran voltam a funcionar na ilha de Noronha; agende seu serviço
Unidades do Detran voltam a funcionar na ilha de Noronha; agende seu serviço (Foto: Google)

As agências estão fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus, como medida para conter o avanço da doença.

Os protocolos de segurança durante a pandemia preveem que apenas uma pessoa possa ser atendida por vez, sendo obrigatório o uso da máscara.

Os serviços oferecidos serão os mesmo que já estavam disponíveis antes da pandemia. O Detran vai agendar as renovações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Mesmo com a volta dos atendimentos presenciais, alguns documentos tiveram o prazo de validade prorrogado.

O coordenador do Posto de Detran na ilha, Joel Nascimento informou que “Esclarecemos que as CNHs vencidas após 19 de fevereiro estão com prazo de validade prorrogado por tempo indeterminado. Já os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) 2020 só começarão a ser cobrados a partir de outubro”.

Nascimento disse ainda que o CRLV deste ano podem ser baixados e podem ser armazenados no celular, tendo o mesmo valor legal do documento físico.

Já as inscrições que foram realizadas neste ano, que são referentes às habilitações, terão validade por 18 meses. 

O Detran informou ainda que deve continuar esse processo no próximo ano, 2021. Se o morador desistir é possível que ele opte por receber a taxa que já foi paga.

Serviço Detran Noronha

  • Atendimento: segunda a sexta-feira
  • Funcionamento: 8 às 13h
  • Endereço: Centro Geração e Renda – Floresta Velha
  • Agendamentos: www.detran.pe.gov.br

Outros estados

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre publicou no site do Diário Oficial do Estado, uma portaria que determina o retorno dos serviços de renovação das carteiras nacionais de habilitação que venceram até o dia 18 de fevereiro deste ano.

Esse serviço está sendo oferecido, mas os condutores precisam fazer um agendamento prévio pelo site. 

Além disso, no site, pode ser feita alteração de dados, registro de habilitação estrangeira, renovação de habilitação com registro e permissão internacional para dirigir (PID).

Aqueles que desejam adicionar a observação que exerce atividade remunerada (EAR) em sua carteira de motorista podem agendar o serviço independentemente da data de vencimento da carteira.

“Adicionar EAR se encaixa na categoria de alteração de dados, não mudando a data de vencimento da CNH”, afirma Elisângela.

Na capital, esses atendimentos serão feitos na sede do Detran, que está localizado na Avenida Ceará, nº 3.059, bairro Jardim Nazle, às  quartas e sextas-feiras, no horário das 7 às 13h.

Em outros municípios os dias para a realização do atendimento fica a critério da administração das circunscrições regionais de transito (Ciretrans).

Para que seja atendido, o usuário deve estar usando máscara de proteção, com seus documentos de identificação e o comprovante de agendamento impresso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!