PONTOS CHAVES
- Duas empresas criaram um programa de trainee para candidatos negros;
- Em ambos não é preciso ter conhecimento em outro idioma;
- A proposta causou discussões em redes sociais, como o Twitter.
O Magazine Luiza e Bayer, grandes empresas com sede no Brasil, criaram um programa de trainee para a seleção exclusiva de candidatos negros. O processo de diversidade é inédito, já que nenhuma outra companhia havia colocado isto em prática.
Trainee Magazine Luiza
Na sexta-feira (18), a Magazine Luiza abriu inscrições para o seu programa de trainee de 2021.
Essa edição será exclusiva para candidatos negros. É a primeira vez que acontece um processo seletivo no país com este objetivo.
De acordo com a empresa, o intuito do programa é que tenha mais diversidade racial para os cargos de liderança na empresa.
As inscrições do programa de trainee vão aceitar os candidatos que se formaram em dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior.
Não é preciso que os candidatos tenham conhecimento de língua estrangeira e nem experiência profissional anterior.
Podem se candidatar pessoas de qualquer local do país, desde que possam se mudar para trabalhar na cidade de São Paulo.
Caso seja selecionado e não resida em São Paulo, o candidato vai receber um auxílio mudança.
Além disso, é preciso ter disponibilidade para viagens constantes; ser negro (auto declarar preto ou pardo), e ter alinhamento com a Cultura Magalu.
O programa será dividido em 6 etapas:
- Inscrições;
- Teste de mapeamento;
- Desafio magallu;
- Dinâmica;
- Painel com a diretoria;
- Painel com a diretoria executiva;
- Entrevista com CEO.
Os selecionado devem começar na empresa em janeiro de 2021. O salário pago será de R$6,6 mil com benefícios e bônus de contratação de um salário.
As inscrições para participar do programa deve ser realizada até o dia 12 de outubro no site da 99 jobs.
Bayer
Na última sexta-feira (18), a empresa química e farmacêutica alemã, também abriu as inscrições para o seu programa de trainee. Desta vez, o programa terá vagas exclusivamente para negros.
Serão 19 vagas, como objetivo da valorização étnico racial e no desenvolvimento de carreira para posições de liderança.
O vice-presidente de Finanças da Bayer Crop Science, Maurício Rodrigues elogiou a criação e deu mais detalhes sobre os planos da companhia.
“Estamos falando do maior programa que já lançamos e que é resultado de um processo dentro da empresa que vem caminhando há um tempo, com uma série de medidas para reforçar o compromisso da empresa com diversidade e inclusão”, explicou.
Rodrigue é o patrocinador do o BayAfro, que é um grupo de diversidade que trabalha a temática racial.
De acordo com ele a companhia deu um direcionamento muito claro de que precisa ser inclusiva para inovar. Um dos trabalhos feito internamente foi o de educar os colaboradores para trabalhar vieses inconscientes.
Para que isso se tornasse ainda mais forte, a Bayer implementou paralelamente um novo programa de mentoria da BayAfro para os colaboradores que já trabalham lá.
Serão 16 estagiários e analistas juniores que passarão três meses sendo orientados por outros profissionais mais experientes de diversas áreas.
Atualmente, a empresa possui cerca de 430 estagiários no Brasil, e 120 representantes da população negra.
Para esta primeira turma do programa de mentoria, foram escolhidos 13 estagiários e três analistas.
Os interessados em se candidatar no Programa Liderança Negra, tendo graduação superior ou tecnólogo completa ou pós-graduação, entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020.
As oportunidades são válidas para todos os cursos, os perfis serão selecionados de acordo com as necessidades de cada área.
Não é necessário saber inglês, pois a empresa vai oferecer um auxílio para o aprendizado da língua aos contratados que precisarem e todos passarão por uma trilha de desenvolvimento.
As vagas são para as cidades de São Paulo (SP), Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Petrolina (PE) e Uberlândia (MG).
O processo tem 5 etapas:
- Inscrições;
- Jornada online;
- Dinâmica em grupo online;
- Encontro preparatório para a etapa final;
- Roda de conversa com os profissionais da Bayer;
- Painel de negócios;
- Entrevistas finais.
Os candidatos que forem aprovados devem ser admitidos entre dezembro e janeiro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, pelo site Cia de Talentos.