Colégio militar de BH retorna as aulas presenciais mesmo com proibição na justiça

O Colégio Militar de Belo Horizonte, em Minas Gerais, ignorou a decisão da Justiça e retornou as aulas presenciais para o Ensino Médio nesta segunda-feira (21). A instituição, que fica no bairro São Francisco, na Região da Pampulha, voltou a receber os alunos após quatro meses de aulas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Colégio militar de BH retorna as aulas presenciais mesmo com proibição na justiça
Colégio militar de BH retorna as aulas presenciais mesmo com proibição na justiça (Imagem: Reprodução/Google)

A decisão judicial havia sido publicada na sexta-feira (18) e determinava que que fosse mantido o regime de teletrabalho de todos os professores, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Ou seja, os mesmos estavam proibidos de dar aulas presenciais na instituição.

A proibição é fruto de um pedido realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Ativos Aposentados e Pensionistas no Serviço Público Federal de Minas Gerais (Sindsep-MG), feito no fim de agosto, antes da determinação de retomada.

Acontece que, embora o Sindsep represente os servidores públicos federais civis, não engloba os militares.

Se contrapondo, o Colégio Militar de Belo Horizonte afirmou que “as atividades de aula serão conduzidas pelos professores militares do CMBH” e que estão realizando todos os protocolos sanitários do “novo normal” para retorno seguro dos alunos e profissionais.

O Exército Brasileiro, responsável pelos 14 colégios militares espalhados pelo país, não se pronunciou sobre a volta da instituição em Belo Horizonte.

Vale ressaltar que, ainda nesta segunda-feira (21), a expectativa é que os outros colégios militares também voltem às aulas presenciais. As instituições que ficam em Manaus, Belém e Rio de Janeiro retornaram as atividades antecipadamente.

Briga entre poderes

Em meio ao impasse, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai aguardar “um posicionamento da Justiça Federal diante do descumprimento da instituição de ensino”, que tem capacidade para receber 620 alunos até o fim da retomada gradual.

Enquanto nesta segunda-feira foram recebidos os alunos do Ensino Médio, os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental voltam na terça-feira (22), e assim ficam intercalando durante a semana.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.