Nesta quinta-feira (17), foi lançado pelo Aula Paraná Tudo, um curso profissionalizantes que poderá ser realizado nos próximos 6 meses. A ideia é selecionar 10 mil alunos e 1 mil professores da rede estadual do Paraná para realizar essa formação.
O curso que está sendo oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) e é gratuito.
O ensino será realizado a distância e com parceria entre a secretaria e a Alura, maior plataforma brasileira em cursos de tecnologia.
Serão cinco cursos oferecidos: Programação Mobile, Programação de Back-end, Programação de Front-end, Design & UX e Data Science.
Eles têm como objetivo preparar os alunos da rede estadual profissionalmente, para que possam enfrentar os desafios do futuro no trabalho e também no desenvolvimento de projetos significativos à comunidade partindo de professores e alunos.
O secretário da educação, Renato Feder, explicou a importância de oferecer esse tipo de formação para a população do estado.
“Essa parceria vai oferecer cursos de alta qualidade e que vão colocar nossos alunos em uma ótima posição profissional no futuro. O mundo está cada vez mais automatizado, buscando programadores e profissionais da tecnologia e essa será uma grande oportunidade para os nossos alunos que têm interesse na área iniciarem sua formação com o pé direito, desenvolvendo projetos tecnológicos para sua comunidade e mais tarde ocupando lugares de destaque no mercado de trabalho”, completou.
Os alunos e professores que estiverem interessados em preencher as vagas dos cursos devem acessar o site: www.educacao.pr.gov.br/programacao, que só é acessível com usuário @escola.pr.gov.br. Todos deverão preencher o formulário de credenciamento usando seu e-mail.
As inscrições vão até a próxima quarta-feira (23), e o início do curso será em 1º de outubro.
A previsão de duração do cursos será de cerca de 6 meses e os estudantes interessados devem disponibilizar 10h semanais a serem cursadas no contra turno escolar.
Aqueles estudantes que não acessarem e não avançarem nos cursos em um período de 15 dias consecutivos serão eliminados, dando lugar a quem ficou de fora no primeiro credenciamento devido à limitação de vagas.