Autorizado! Segurados conseguirão atendimento no INSS de São Paulo; veja como agendar

Mesmo sem oferecer perícia médica, as agências do INSS de São Paulo reabriram ontem, quinta-feira (17). A retomada dos serviços presenciais foi autorizada pela Justiça na quarta-feira (16), porém, os médicos continuam recusando a volta.

Autorizado! Segurados conseguirão atendimento no INSS de São Paulo; veja como agendar
Autorizado! Segurados conseguirão atendimento no INSS de São Paulo; veja como agendar (Imagem: Reprodução/Google)

O Instituto Nacional do Seguro Social retomou na última segunda-feira (14) os serviços presencias parados desde o início da pandemia de Covid-19. Foram quase seis meses de serviços apenas remotos.

Em São Paulo o retorno iniciou ontem, quinta-feira (17), após ter tido a reabertura na segunda-feira (14) suspensa a pedido do Sindicato dos Servidores da Previdência. 119 agências das 239 presentes no estado voltaram a oferecer atendimento presencial.

A ideia do Instituto é oferecer os serviços essencialmente presenciais, como:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigências;
  • Justificação administrativa ou judicial;
  • Reabilitação profissional.

Porém, os médicos que devem realizar as perícias resolveram não voltar e afirmaram que apenas alguns foram aprovados na vistoria.

O INSS avisou aos segurados do cancelamento da perícia através dos canais de atendimento (aplicativo Meu INSS ou por SMS), porém, segundo o presidente do Instituto, Leonardo Rolim, nem todos receberam a notificação.

“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje teriam que ser reagendadas, nem todos infelizmente conseguiram a tempo a informação. Nós mandamos por SMS, pelo Meu INSS e por e-mail, mas peço desculpa às pessoas que foram às agências e não conseguiram receber a informação a tempo ou não temos algum acesso a algum meio de comunicação com essas pessoas”, disse o presidente do INSS.

Após vistoria, foram aprovadas 26 agências. Veja abaixo as unidades com perícia disponível para agendamento:

  • Glicério, Centro;
  • Lapa, zona Oeste;
  • Pinheiros, Zona Oeste;
  • Santana, Zona Norte;
  • Jabaquara, Zona Sul;
  • Vila Mariana, Zona Sul;
  • São Caetano do Sul;
  • São Bernardo do Campo;
  • Taboão da Serra.

Atendimento presencial no INSS

Para ser atendido em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social é necessário realizar agendamento com horário marcado, através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.

Dessa maneira, o objetivo é evitar aglomeração, por isso, o instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado.

O atendimento está acontecendo com o número de servidores reduzido, das 7h às 13h. Além do uso obrigatório de máscara, o cidadão terá a temperatura medida e caso esteja menor que 37,5°C o atendimento poderá ser realizado, após a higienização das mãos com álcool em gel.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.