Semana do Brasil se destaca nas vendas online que sobem 25% na edição deste ano

A Semana do Brasil, que durou do dia 3 ao dia 13 de setembro, teve faturamento total no e-commerce de R$ 1,86 bilhão. O crescimento foi de 25% em relação ao evento do ano anterior, de acordo com a E-bit Nielsen.

Semana do Brasil teve aumento de 25% nas vendas online na edição de 2020
Semana do Brasil teve aumento de 25% nas vendas online na edição de 2020 (Imagem: Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo)

A Semana do Brasil foi um evento organizado pelo Governo Federal, juntamente com diversos comércios varejistas do país. A proposta tem sido de movimentar a economia na segunda metade do ano.

Os números levantados, no entanto, apontam que o faturamento do primeiro semestre já havia sido 47% maior que o mesmo período de 2019. Sendo assim, indica que o apelo da Semana não teve resultados concretos. A pandemia do Covid-19 e a crise financeira são fatores que podem explicar o resultado.

Como possível resposta para esse resultado de pouco impacto, Roberto Butragueño, diretor de varejo da Nielsen, afirma que o mercado virtual já estava atuando de forma intensa durante todo o ano de 2020.

Dessa forma, promoções foram antecipadas e as pessoas não tiveram tanta atração pelas ofertas neste mês. “Mesmo sem um desempenho tão expressivo como no ano anterior, a alta de faturamento é positiva”, alega.

Com relação à greve dos Correios que aconteceu recentemente, Nielsen não acredita que tenha influenciado no aumento discreto deste ano. Isso por conta da incerteza na entrega das compras.

Apesar do alto número de eventos comerciais durante o ano, o diretor possui alta expectativa para a Black Friday: “Nos últimos 6 meses tivemos mais de 7 milhões de novos consumidores on-line. E a expectativa de compras para a Black Friday cresceu. No online, deve ser um número recorde”.

Outros números

A região Sudeste teve alta de 12% nas vendas e foi responsável por 50% do volume total. A região Nordeste teve a maior alta, de 82%. O volume foi de 20%, da mesma forma que a região Sul.

Outro dado interessante do levantamento foi que 57% das vendas foram feitas por meio de um aparelho celular ou tablet. Apesar de a Semana do Brasil ter acontecido entre 3 e 13, os dados coletados foram do dia 4 a 13 setembro. A intenção foi de equiparar aos 10 dias corridos do ano passado.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.