Manaus libera matrículas para vagas na rede pública do 1° ao 9° ano do ensino fundamental

Ensino público em Manaus conta com novo calendário de matrícula. Nessa semana, a Secretaria Municipal de Educação informou que estará realizando as matrículas para estudantes do 1º ao 9º ano que desejam ingressar na rede municipal de ensino. As inscrições poderão ser feitas até esta sexta-feira (18) pela internet.   

Manaus libera matrículas para vagas na rede pública do 1° ao 9° ano do ensino fundamental (Imagem: Reprodução/Google)
Manaus libera matrículas para vagas na rede pública do 1° ao 9° ano do ensino fundamental (Imagem: Reprodução/Google)

Com a permanência da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Educação de Manaus precisou reformular seu calendário de matrículas.

Dessa forma, os estudantes que quiserem retomar as aulas ainda este ano deverão fazer uma solicitação por meio do site  www.matriculas.am.gov.br.  

O procedimento é simples e rápido. Ao se conectar, o aluno ou seu responsável deverá preencher o formulário digital, informar dados de identificação, localização, histórico escolar e anexar a seguinte documentação:  

  • Comprovante de escolaridade original do aluno; 
  • Guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro Estado, ou municipal do interior do Estado); 
  • Histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; 
  • Certidão de Nascimento (original e cópia); 
  • CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade. 

No caso dos alunos maiores de 18 anos, será preciso apresentar os seguintes registros:  

  • Comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); 
  • Cartão de vacinação (cópia); 
  • Duas fotos 3X4 recentes do aluno e; 
  • Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Sobre as aulas 

Depois de matriculados, os alunos passarão a ter aula por acesso remoto, tendo em vista que a cidade ainda não reabriu os centros de ensino (públicos) presencialmente.

A Secretaria reforçou ainda que, todo o atendimento deverá ser feito online, entre os dias 17 e 18, e que sua sede se mantém fechada.  

Em caso de dúvidas ou demais problemas, é possível entrar em contato com a administração pública através do seguinte e-mail: [email protected].

“Estamos ajustando a rede com as transferências que não puderam ocorrer e com as crianças que ainda não tinham conseguido vaga. Não é matrícula nova. Trata-se de ajuste para que as crianças sejam efetivamente matriculadas na rede municipal”, explicou a gerente de matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.