Ensino público em Manaus conta com novo calendário de matrícula. Nessa semana, a Secretaria Municipal de Educação informou que estará realizando as matrículas para estudantes do 1º ao 9º ano que desejam ingressar na rede municipal de ensino. As inscrições poderão ser feitas até esta sexta-feira (18) pela internet.   

publicidade
Manaus libera matrículas para vagas na rede pública do 1° ao 9° ano do ensino fundamental (Imagem: Reprodução/Google)
Manaus libera matrículas para vagas na rede pública do 1° ao 9° ano do ensino fundamental (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

Com a permanência da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Educação de Manaus precisou reformular seu calendário de matrículas.

Dessa forma, os estudantes que quiserem retomar as aulas ainda este ano deverão fazer uma solicitação por meio do site  www.matriculas.am.gov.br.  

O procedimento é simples e rápido. Ao se conectar, o aluno ou seu responsável deverá preencher o formulário digital, informar dados de identificação, localização, histórico escolar e anexar a seguinte documentação:  

  • Comprovante de escolaridade original do aluno; 
  • Guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro Estado, ou municipal do interior do Estado); 
  • Histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; 
  • Certidão de Nascimento (original e cópia); 
  • CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade. 

No caso dos alunos maiores de 18 anos, será preciso apresentar os seguintes registros:  

  • Comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); 
  • Cartão de vacinação (cópia); 
  • Duas fotos 3X4 recentes do aluno e; 
  • Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Sobre as aulas 

Depois de matriculados, os alunos passarão a ter aula por acesso remoto, tendo em vista que a cidade ainda não reabriu os centros de ensino (públicos) presencialmente.

A Secretaria reforçou ainda que, todo o atendimento deverá ser feito online, entre os dias 17 e 18, e que sua sede se mantém fechada.  

Em caso de dúvidas ou demais problemas, é possível entrar em contato com a administração pública através do seguinte e-mail: falasemed@semed.manaus.am.gov.br.

“Estamos ajustando a rede com as transferências que não puderam ocorrer e com as crianças que ainda não tinham conseguido vaga. Não é matrícula nova. Trata-se de ajuste para que as crianças sejam efetivamente matriculadas na rede municipal”, explicou a gerente de matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.