Manaus completa 1 MÊS de volta às aulas com bons e maus exemplos para o país

O município de Manaus, capital do Amazonas, completou um mês de reabertura das escolas públicas para o volta às aulas presenciais. A capital foi a primeira do Brasil a voltar com as aulas na rede estadual. Houve bons resultados, porém também há muitas queixas dos participantes.

Manaus completa 1 MÊS de volta às aulas com bons exemplos para o país
Manaus completa 1 MÊS de volta às aulas com bons exemplos para o país (Imagem: Reprodução/Google)

Os professores da rede estadual de Manaus relataram sobrecarga de trabalho e os alunos afirmaram que nem sempre as regras de distanciamento e higienização são cumpridas.

Já os pais temem a contaminação também no transporte coletivo que é lotado. Mesmo assim, as instituições apresentam pias com sabão, álcool e medição de temperatura.

Hoje (10), Manaus completa um mês com o retorno das aulas presencias nas escolas da rede estadual. Os manauenses foram os primeiros do Brasil a retornarem as aulas durante a pandemia de Covid-19.

As aulas só foram retomadas para os estudantes do ensino médio e do programa de Educação para Jovens Adultos (EJA), sendo quase 110 mil alunos. Por enquanto, o ensino fundamental e a educação infantil ainda não tem data para o retorno.

Os estudantes da rede municipal e os demais da rede estadual que não fazem parte desse grupo estão tendo aulas no ensino à distância (EAD), através de aulas online e transmitidas pela TV aberta.

Foram 123 escolas que tiveram as portas abertas para o retorno das aulas presenciais de forma híbrida, com uma redução na ocupação das salas de 50% da capacidade.

Dessa maneira, os estudantes frequentam a escola em turmas intercaladas, divididas em dois blocos A e B:

  • Segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais;
  • Terças e quintas-feiras, o bloco B assiste às presenciais;
  • Sextas-feiras, apenas professores vão às escolas, para fazer planejamento de conteúdos;
  • Nos dias em que os alunos não têm aulas presenciais devem assistir as aulas transmitidas pela internet ou TV aberta. O projeto Aula em Casa foi um programa desenvolvido Secretaria de Educação do Amazonas.

Desde o dia 18 de agosto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), tem testado profissionais da rede pública em Manaus, com o intuito de analisar o contágio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.