IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia

Tributos permanecem sendo adiados mediante persistência da pandemia. Nessa semana, o governo de Minas Gerais publicou um decreto, em seu Diário Oficial, informando que o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi adiado mais uma vez. A decisão, no entanto, contemplará apenas um grupo específico. Saiba os detalhes no texto abaixo.

IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia (Imagem: reprodução Google)
IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia (Imagem: reprodução Google)

Com a chegada do covid-19, a grande maioria dos governos estaduais precisaram adotar medidas de flexibilização no que diz respeito a cobrança de seus impostos. Taxas como o IPVA e IPTU passaram a ser prorrogadas ou ganharam programas de descontos para incentivar a prestação de contas.

Em Minas Gerais, o IPVA foi adiado mais uma vez. Para os motoristas que compraram seus automóveis entre 3 de março de 30 de setembro, haverá um prazo maior para efetuar o pagamento do imposto.

Nesse caso, o valor deverá ser quitado em até dez dias depois que o veículo for registado no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), tendo como data máxima para a validação o dia 10 de outubro de 2020.

Emissão dos boletos do IPVA

Para poder pagar o IPVA, o cidadão deve entrar no portal do Detran de sua região e, por meio do número de seu Renavam, se conectar com a área individual do veículo.

Ao se conectar na plataforma, basta selecionar a opção de serviços e impostos, escolher a modalidade do IPVA – carnês de pagamento e efetuar o login.

No portal serão exibidos os boletos em duas modalidades: cota única (pagamento total do imposto); parceladas. Para quem optar pelo parcelamento, é preciso ficar atento a data limite da prestação, pois em caso de atraso uma nova guia precisará ser emitida com os reajustes de multas de juros.

O imposto pode ser pago em qualquer instituição bancária, seja na agência física ou pelas plataformas digitais. Para isso, basta copiar o número sequencial do boleto e anexar no app de seu banco.

Em caso de atraso

É importante ressaltar que, mesmo que o IPVA em atraso não resulte no trancamento do veículo, ele impede que o documento de validação do mesmo seja atualizado. Dessa forma, o motorista fica impossibilitado de circular em todo o território nacional até que a situação seja regularizada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA