O número de alagoanos que não realizaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quase dobrou em 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. O número foi acima de 20% dos motoristas do estado.

publicidade
Mais de 20% dos motoristas em Alagoas estão com IPVA atrasado
Mais de 20% dos motoristas em Alagoas estão com IPVA atrasado (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

A inadimplência alcançou a marca de 21,3% dos contribuintes, de acordo com as informações da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) nesta quarta (9). A porcentagem de 2019 foi de 13,72%.

A quantidade de veículos emplacados diminuiu mais que a metade neste ano, em relação ao período anterior. Em 2020, 22.739 veículos foram emplacados, sendo que, em 2019, o número foi de 52.971.

Sendo assim, a Secretaria de Estado da Fazenda conseguiu recolher a quantia de R$ 251.787.657,68 até o dia 31 de agosto.

Um dos motivos que contribuiu para o aumento do caso de inadimplência é a pandemia do COVID-19, que afetou o bolso da população em geral. De acordo com Sefaz, em maio, por exemplo, as atividades econômicas agrupadas tiveram queda de 3,86%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Como forma de facilitar a situação dos contribuintes que estão em dívida, o secretário Especial da Receita Estadual, Luiz Dias, estará em busca de alternativas para a população. “Por enquanto, o cidadão pode emitir o boleto vencido no site da Fazenda, com os encargos devidos”, afirma.

Como efetuar o pagamento

Para quem estiver com as parcelas atrasadas e deseja acertar as dívidas, há duas opções — virtualmente e presencialmente. Caso queira legalizar a situação pela internet, basta seguir os seguintes passos:

  • Entre na página inicial site da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
  • Acesse o “Espaço do Contribuinte”;
  • Escolha a opção “IPVA”;
  • Depois, “Emissão de Boletos” para informar o Renavam e placa.

O acesso ao site da Sefaz está disponível neste link.

No caso de quem preferir emitir presencialmente, basta ir a uma das Centrais Já existentes pelo estado de Alagoas.

Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.