IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia

Tributos permanecem sendo adiados mediante persistência da pandemia. Nessa semana, o governo de Minas Gerais publicou um decreto, em seu Diário Oficial, informando que o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi adiado mais uma vez. A decisão, no entanto, contemplará apenas um grupo específico. Saiba os detalhes no texto abaixo.

IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia (Imagem: reprodução Google)
IPVA MG 2020 ganha NOVA data para pagamento durante a pandemia (Imagem: reprodução Google)

Com a chegada do covid-19, a grande maioria dos governos estaduais precisaram adotar medidas de flexibilização no que diz respeito a cobrança de seus impostos. Taxas como o IPVA e IPTU passaram a ser prorrogadas ou ganharam programas de descontos para incentivar a prestação de contas.

Em Minas Gerais, o IPVA foi adiado mais uma vez. Para os motoristas que compraram seus automóveis entre 3 de março de 30 de setembro, haverá um prazo maior para efetuar o pagamento do imposto.

Nesse caso, o valor deverá ser quitado em até dez dias depois que o veículo for registado no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), tendo como data máxima para a validação o dia 10 de outubro de 2020.

Emissão dos boletos do IPVA

Para poder pagar o IPVA, o cidadão deve entrar no portal do Detran de sua região e, por meio do número de seu Renavam, se conectar com a área individual do veículo.

Ao se conectar na plataforma, basta selecionar a opção de serviços e impostos, escolher a modalidade do IPVA – carnês de pagamento e efetuar o login.

No portal serão exibidos os boletos em duas modalidades: cota única (pagamento total do imposto); parceladas. Para quem optar pelo parcelamento, é preciso ficar atento a data limite da prestação, pois em caso de atraso uma nova guia precisará ser emitida com os reajustes de multas de juros.

O imposto pode ser pago em qualquer instituição bancária, seja na agência física ou pelas plataformas digitais. Para isso, basta copiar o número sequencial do boleto e anexar no app de seu banco.

Em caso de atraso

É importante ressaltar que, mesmo que o IPVA em atraso não resulte no trancamento do veículo, ele impede que o documento de validação do mesmo seja atualizado. Dessa forma, o motorista fica impossibilitado de circular em todo o território nacional até que a situação seja regularizada.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.