Pensões e pagamentos dos militares NÃO são divulgadas pelo governo há um ano

Com a justificativa de rombo nas despesas públicas para reduzir o valor do auxílio emergencial, governo de Jair Bolsonaro omite, há 12 meses, quantia gasta em salários e pensões dos militares. Mesmo com uma intimação feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os números permanecerem fora do Portal da Transparência, descumprindo as normas estabelecidas pela LAI (Lei de Acesso à Informação).   

Pensões e pagamentos dos militares NÃO são divulgadas pelo governo há um ano (Imagem: José Dias/PR)
Pensões e pagamentos dos militares NÃO são divulgadas pelo governo há um ano (Imagem: José Dias/PR)

De acordo com a Constituição Brasileira, todos os gastos públicos a nível federal ou municipal devem ser publicados para acesso da sociedade civil e demais instituições de representação e fiscalização do poder judiciário.

No entanto, isso não vem acontecendo na gestão de Bolsonaro que, desde o dia 11 de setembro de 2019, ignora uma ação do TCU solicitando que o número seja divulgado.

Quem entra no Portal da Transparência, ao tentar se conectar com os valores enviados para filhas solteiras de militares, aposentadorias das Forças Armadas e salários dessa categoria, não consegue ter acesso. É válido ressaltar que, entre os contemplados, estão o próprio presidente, Bolsonaro, e seu vice, o general Mourão.  

Além disso, há também ao menos nove ministros e mais uma série de gestores, recentemente contratados pelo chefe de estado, que fazem parte da folha de pagamento das Forças Armadas.

De acordo com a denúncia elaborada pelo TCU, a remunerações de reservistas, reformados e pensionistas nunca foram publicadas desde o início de sua gestão.

Denúncias em andamento

Relator do caso no TCU, o ministro Walton Alencar, justificou sua ação com a cifra de R$ 494,6 bilhões pagos a servidores aposentados, na reserva, reformados e recebedores de pensão, entre 2011 e 2016.

“O volume de recursos é suficiente para demonstrar a importância de se implementar a transparência ativa dessas informações”, disse Alencar, reforçando que a omissão dos dados viola o princípio constitucional da publicidade.  

Mesmo sob as investigações, até o momento o governo não se pronunciou a respeito. Ainda em dezembro de 2019, o processo tinha tomado um novo andamento, estabelecendo como prazo final para a publicação dos últimos o fim de julho deste ano. No entanto, a determinação não foi cumprida e o TCU vem sendo cobrado a respeito dessa resolução.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.