Agências do INSS voltam atendimento HOJE (14); confira quais protocolos foram adotados

Nesta segunda-feira (14), as agências do INSS voltam a atender os segurados de forma presencial. O uso de máscaras e a medição de temperatura são obrigatórios para todos os segurados que tiverem hora marcada para atendimento presencial.

Agências do INSS voltam atendimento HOJE (14); confira quais protocolos foram adotados
Agências do INSS voltam atendimento HOJE (14); confira quais protocolos foram adotados (Imagem: Montagem/FDR)

As agências do INSS estão fechadas desde março, no início das restrições sociais para a prevenção do contagio com o novo coronavírus. Com a reabertura nesta segunda-feira (14) foram quase seis meses sem atendimento presencial.

Com o intuito de evitar aglomeração o atendimento presencial só está sendo realizado com horário marcado através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não adianta ir até uma das agências sem o agendamento, pois não será permitida a entrada no ressinto e nem será realizado o atendimento presencial.

Os serviços oferecidos são aqueles de extrema importância, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais casos continuam a ser resolvidos através dos canais remotos.

Essa decisão é devido à redução de servidores, já que uma grande parte faz parte do grupo de risco e, portanto, não puderam voltar, por enquanto, a atender de forma presencial. Dessa maneira, apenas aqueles que não fazem parte desse grupo retornaram aos serviços.

Como está sendo o atendimento presencial do INSS

Na última sexta-feira (11) foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União as medidas tomadas pelas agências para a prevenção conta o Covid-19.

De acordo com o documento, um terço das agências retornaria, ou seja, das 1,5 mil espalhadas pelo Brasil, apenas 500 voltariam a oferecer os atendimentos presenciais, por enquanto.

A escolha entre as unidades é optar pelas maiores e que oferecem mais demandas, cerca de 70%. O funcionamento está acontecendo entre as 7h e 13h e o instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado.

Além de usar máscara, o cidadão terá a temperatura medida e caso esteja menor que 37,5°C o atendimento poderá ser realizado, após a higienização das mãos com álcool em gel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.