Perícia médica online: Passo a passo para enviar o atestado no portal Meu INSS

Com o fechamento das agências do INSS, por conta da pandemia, milhões de segurados não sabem como agir com a perícia médica. Por isso, desde abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizou o envio do atestado por meio do “Meu INSS”. Essa medida é importante para aqueles que solicitam a antecipação do auxílio doença.

Perícia médica online: Passo a passo para enviar o atestado no portal Meu INSS
Perícia médica online: Passo a passo para enviar o atestado no portal Meu INSS (Foto: Google)

Vale lembrar que, este procedimento é provisório e só valerá no período em que as agências estiverem fechadas. Por isso, o beneficiário poderá fazer o envio por meio do portal ou aplicativo.

O que é preciso para a perícia médica online?

Um dos passos importantes é enviar todos os documentos de forma legível. Além disso, é necessário que o documento não tenha rasuras e possua a assinatura de um médico com o registro atualizado no conselho da classe.

O documento precisa ter também a doença ou o CID indicado, e o prazo para afastamento do segurado.

Se todas as exigências forem cumpridas, o beneficiário receberá o valor de um salário mínimo mensal (R$ 1.045), durante até três meses, nesse caso como antecipação do benefício.

Veja abaixo o passo a passo para o envio do atestado médico

  • O primeiro passo é acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”;
  • Em seguida, selecione a opção “Perícia Inicial” e, depois, clique em “Selecionar”.
  • Na tela seguinte, responda a pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
  • Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.
  • Na parte “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento, conforme mostrado na figura abaixo.
  • Na tela que se abre, clique em “Anexar”.
  • Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
  • Agora, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.
  • Quase no fim, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
  • Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular. Pronto, seu atestado foi enviado e basta aguardar um retorno.