Já pensou em quitar o débito da conta de luz em qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana? O pagamento do boleto elétrico vai ficar mais fácil utilizando o PIX. O novo meio de pagamentos, anunciado pelo Banco Central, terá uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para permitir que as contas sejam pagas com mais facilidade.
O PIX será lançado oficialmente é novembro, contudo, já é possível saber os serviços que ele vai oferecer aos clientes. Associado a uma instituição financeira com sistema digital pelo celular, o pagamento da fatura será feito em questão de segundos.
De acordo com o Banco Central, as transações poderão ser realizadas em qualquer horário do dia, todos os dias do ano.
Outro benefício ao utilizar o sistema é que, caso a energia tenha sido cortada, o religamento será mais rápido.
O pagamento da fatura é reconhecido praticamente na hora pela concessionária de energia elétrica. Assim fica mais fácil da empresa religar a força nas casas e estabelecimentos.
O Pix também é um meio de pagamento mais barato para as distribuidoras de energia elétrica receberem pelos serviços. Existe a possibilidade de que as tarifas fiquem mais baixas para o consumidor com a redução do custo da cobrança.
O sistema de pagamentos fica disponível para o público a partir de 16 de novembro. Para pagar as contas, será preciso entrar na área de Pix do aplicativo de sua instituição financeira e seguir as orientações.
Adesão ao PIX
Algumas instituições financeiras que contam com aplicativos já estão aderindo ao PIX desde meados de agosto.
Bancos como o Inter, Original, Santander, Itaú e fintechs como o Nubank, FitBank, por exemplo, já está permitindo que seus clientes possam realizar um pré-cadastro para ter a chave de acesso ao novo meio de pagamentos.
Para saber quais são os caminhos são necessários para participar do PIX, basta entrar em contato pelos canais de atendimento.