ATENÇÃO! Prefeitura de Registro-SP não vai retomar aulas presenciais em 2020

A cidade interiorana Registro, que fica a 189 km de São Paulo, Registro, decidiu que as aulas presenciais da rede municipal não serão retomadas em 2020. A decisão foi conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, pais e responsáveis pelos alunos.

A prefeitura divulgou recentemente a notícia sobre as aulas presenciais. A gestão municipal realizou uma pesquisa com os pais e responsáveis pelos alunos, essa foi uma das motivações que levou a tomar essa atitude.

Além disso, os responsáveis pelo município se preocupam com o contágio que poderia acontecer se as aulas retornassem.

Pesquisa

Os dados obtidos foram importantes para a tomada de decisão, pois a prefeitura conseguiu perceber o quanto a população se sente insegura com o retorno das atividades presenciais.

Do total de pais consultados, 71% disseram ser contra o retorno. Já os profissionais da educação 92% afirmaram que preferem que as aulas virtuais continuem nesse período final de 2020.

Com esses dados, o retorno facultativo , que foi proposto em São Paulo, por exemplo, não é viável.

Medidas tomadas

Com a continuação das aulas virtuais, a prefeitura vai continuar oferecendo as cestas básicas aos alunos e envio de materiais escolares.

A prefeitura também afirmou que as medidas para evitar a propagação do vírus continuarão a ser tomadas.

Quando retomadas as aulas, em 2021, a gestão estima que haverá uma revisão dos conteúdos dados nas aulas virtuais durante a pandemia. É uma medida para garantir que o aprendizado seja eficaz.

 Covid-19 em Registro

O boletim mais recente sobre o avanço da Covid-19 em Registro demonstra bem o porquê da preocupação da gestão e população em geral.

O município tem cerca de 56 322 (dados do IBGE de 2019) habitantes. Hoje, são 1403 casos confirmados e 30 óbitos. Dessa quantia de infectados, 165 são profissionais da área da saúde e 83 da segurança pública.

Retorno das aulas presenciais em São Paulo

Foi anunciado recentemente que as aulas presenciais no Estado de São Paulo logo voltariam. Contudo, apenas alguns municípios retornarão às atividades de ensino presencial.

O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares afirmou que o estado não está olhando apenas para os municípios, mas sim o estado de São Paulo como um todo, como regiões e como municípios.

 “Olha a moldura estadual e o município, a sua cidade”… “Quando a gente libera, a gente libera pela região. O município pode ser mais restritivo”, disse ele.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.