Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo

Atenção estudantes, encerra-se hoje o prazo para as inscrições no vestibular 2021 da Unicamp. Se você vai tentar uma vaga nas universidades públicas de São Paulo, fique atento. O processo de cadastramento online será finalizado nesta terça-feira (08) e não contará com reajustes de cronograma. Além de preencher o formulário digital, o aluno deve paga também uma taxa de R$ 170 para poder fazer as provas.   

Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo (Imagem: Reprodução Google)
Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo (Imagem: Reprodução Google)

O vestibular da Unicamp está entre as seleções mais conhecidas em todo o país. Este ano, com a pandemia do novo coronavírus, a seleção precisou ser alterada e passará a ser feita de forma digital. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 3.237 vagas em cursos de graduação. 

Já as aprovações dos 693 estudantes, previstas para esse ano, por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permanecem suspensa tendo em vista as modificações do MEC.  

Processo de inscrição no vestibular Unicamp

Para de candidatar, é preciso acessar o site da comissão organizadora e preencher o formulário digital. Nesse caso, basta ir até a página da Comvest e informar os dados solicitados, como aqueles de identificação, endereço e meios de contato.

Na sequência, o aluno deverá informar o curso que deseja estudar e onde pretende realizar a prova. Basta confirmar todas as informações, salvar o comprovante de inscrição e pagar o boleto dentro de um prazo de até 24h.

Distribuição de vagas 

Os inscritos deverão se candidatar entre os 69 cursos ofertados pela rede de ensino. Ao todo, haverá vagas nas cidades de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Além disso, o vestibular também será levado para o interior, sendo aplicado em Barueri (SP) e Fernandópolis (SP).

Por fim, em demais estados, a prova poderá ser feita em cinco capitais, sendo elas: Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). 

Etapas, conteúdo e modelos das provas 

1º fase 

Na primeira fase os estudantes terão quatro horas para fazer 72 questões objetivas nas seguintes áreas:  

  • 12 questões de língua portuguesa e literatura; 
  • 12 de matemática; 
  • 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química. 

2ª fase  

Aqui serão aplicadas questões de português, inglês e redação, no primeiro dia. Já no segundo serão seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área. 

Lista de livros do vestibular UNICAMP 2021 

  • Sonetos escolhidos, de Camões; 
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; 
  • O Espelho, de Machado de Assis; 
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa; 
  • A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; 
  • O Ateneu, de Raul Pompeia; 
  • Sermões, de Antonio Vieira. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.