Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo

Atenção estudantes, encerra-se hoje o prazo para as inscrições no vestibular 2021 da Unicamp. Se você vai tentar uma vaga nas universidades públicas de São Paulo, fique atento. O processo de cadastramento online será finalizado nesta terça-feira (08) e não contará com reajustes de cronograma. Além de preencher o formulário digital, o aluno deve paga também uma taxa de R$ 170 para poder fazer as provas.   

Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo (Imagem: Reprodução Google)
Vestibular Unicamp 2021: ÚLTIMO dia para conseguir se inscrever; veja passo a passo (Imagem: Reprodução Google)

O vestibular da Unicamp está entre as seleções mais conhecidas em todo o país. Este ano, com a pandemia do novo coronavírus, a seleção precisou ser alterada e passará a ser feita de forma digital. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 3.237 vagas em cursos de graduação. 

Já as aprovações dos 693 estudantes, previstas para esse ano, por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permanecem suspensa tendo em vista as modificações do MEC.  

Processo de inscrição no vestibular Unicamp

Para de candidatar, é preciso acessar o site da comissão organizadora e preencher o formulário digital. Nesse caso, basta ir até a página da Comvest e informar os dados solicitados, como aqueles de identificação, endereço e meios de contato.

Na sequência, o aluno deverá informar o curso que deseja estudar e onde pretende realizar a prova. Basta confirmar todas as informações, salvar o comprovante de inscrição e pagar o boleto dentro de um prazo de até 24h.

Distribuição de vagas 

Os inscritos deverão se candidatar entre os 69 cursos ofertados pela rede de ensino. Ao todo, haverá vagas nas cidades de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Além disso, o vestibular também será levado para o interior, sendo aplicado em Barueri (SP) e Fernandópolis (SP).

Por fim, em demais estados, a prova poderá ser feita em cinco capitais, sendo elas: Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). 

Etapas, conteúdo e modelos das provas 

1º fase 

Na primeira fase os estudantes terão quatro horas para fazer 72 questões objetivas nas seguintes áreas:  

  • 12 questões de língua portuguesa e literatura; 
  • 12 de matemática; 
  • 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química. 

2ª fase  

Aqui serão aplicadas questões de português, inglês e redação, no primeiro dia. Já no segundo serão seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área. 

Lista de livros do vestibular UNICAMP 2021 

  • Sonetos escolhidos, de Camões; 
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; 
  • O Espelho, de Machado de Assis; 
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa; 
  • A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; 
  • O Ateneu, de Raul Pompeia; 
  • Sermões, de Antonio Vieira. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.