Enem 2020: 3 instituições privadas que oferecem aulões gratuitos para a prova

PONTOS CHAVES

  • Instituições anunciam aulas preparatórias para o Enem
  • Atividades estão sendo realizadas pela internet
  • Inscrições variam de acordo com os centros de ensino

Com a definição das datas do Enem, centros estudantis começam a ofertar aulões de preparação. Após um período de incertezas, mediante a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação informou as datas dos exames do Enem. As atividades acontecerão a partir de janeiro do próximo ano, na modalidade presencial e online. Com o ano letivo atrapalhado pela doença, escolas e universidades estão ofertando intensivos em diversas regiões do país. Confira.  

publicidade
Enem 2020: 3 instituições privadas que oferecem aulões gratuitos para a prova (Imagem: Reprodução Google)
Enem 2020: 3 instituições privadas que oferecem aulões gratuitos para a prova (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

As novas datas do Enem já foram divulgadas. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro para os 5 milhões de jovens que irão fazer a versão imprensa. Já para os 96 mil que optaram pela modalidade digital, o exame será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  

No entanto, apesar de parecer distante, muitos alunos já estão buscando por aulões e intensivos para aperfeiçoarem seus conhecimentos. A prática é realizada em todo o país e tem como finalidade resolver questões e revisar conteúdos gerais e específicos de acordo com as necessidades do curso escolhido. Abaixo, listamos algumas instituições que já confirmaram as atividades. Confira.  

IFPE  

No Sertão de Pernambuco há duas possibilidades de aulão. A primeira está sendo ofertada pelo IFPE, em Serra Talhada. A programação teve início ontem e se estenderá ao longo de todo o mês. Os alunos interessados em participar devem acessar as plataformas online do google meet para poder conferir o conteúdo.  

Há aulas de matemática, história, entre outros. Os cursos são feitos ao longo de todo o dia e a programação pode ser consultada no site do IFPE. Ao todo, são 250 vagas que devem ser preenchidas por ordem de chegada. No fim da programação, os matriculados receberão um certificado online para comprovar a participação.  

Petrolina  

Outra atividade, também em Pernambuco, ocorrerá na cidade de Petrolina. A partir do dia 5 de setembro os alunos matriculados contarão com aulas de biologia e física. A atividade está sendo ofertada pela universidade particular de Petrolina e as inscrições devem ser feitas no site da instituição. 

Para e inscrever é preciso apresentar um comprovante de estudante, sendo válida qualquer declaração de vínculo com a instituição de ensino onde está registrado. O formulário digital pedirá informações de contato, endereço e também área que deseja ingressar.  

Enem 2020: 3 instituições privadas que oferecem aulões gratuitos para a prova (Imagem: Reprodução Google)
Enem 2020: 3 instituições privadas que oferecem aulões gratuitos para a prova (Imagem: Reprodução Google)

Aulões em Santa Catarina 

Outra oportunidade é para os alunos do Sul do país. Em Santa Catarina, escolas da rede particular estão ofertando cursos pela internet. Para poder participar, basta enviar um e-mail para o seguinte endereço: relacionamento@colegiosmaristas.com.br ou mensagem por Whatsapp para (48) 3046-8748. 

As atividades estão sendo feitas online, também através do Google Meet. As aulas são sempre nas quartas-feiras, das 19h até às 21h e se estenderão até o dia 16 de dezembro. Serão abordados conteúdos de ciências exatas, como matemática e física, ciências humanas com foco em história e geografia e na área de ciências biológicas com química e biologia.  

Os alunos terão a oportunidade também de revisarem e realizarem novas redações para poder medirem o nível de competência de suas escritas. Para isso, serão repassadas várias temáticas onde os matriculados deverão dissertar sobre e depois fazer sua própria avaliação mediante os comentários feitos pelos professores na live.  

Prepare-se para o Enem

É válido ressaltar que, em escolas de rede particular e cursinhos também estão sendo ofertadas programações específicas para o Enem. Basta você acessar o portal das instituições de onde reside e procurar informações a respeito.

Outra dica válida é se conectar nos sites das grandes universidades públicas e privadas que normalmente também oferecem esse tipo de conteúdo para os vestibulandos.  

Por fim, certifique-se se receberá o comprovante de participação, pois o mesmo poderá ajudá-lo a completar sua carga horária e conta em seu currículo acadêmico.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.