O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário, e constitui em uma taxa que indica o rendimento anual de diferentes tipos de investimento. Por esse motivo, quem está pensando em fazer algum investimento precisa saber mais sobre essa sigla.
Entender sobre o Certificado de Depósito Interbancário faz com que o investidor escolha a melhor opção de local para deixar o seu dinheiro render para que tenha o melhor resultado. Mas como o CDI funciona?
O Banco Central do Brasil (BCB) é o órgão responsável por regular e supervisionar todo o Sistema Financeiro Nacional. Por esse motivo, determina que todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro sendo recebido do que saindo.
O BCB obriga que todas as instituições financeiras devem terminar o dia com saldo positivo, com o intuito de controlar a inflação e assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda. Com isso, permiti que o país tenha um sistema financeiro forte e eficaz.
É nesse contexto que entra o CDI que nada mais é do que empréstimos que os bancos fazem entre si para que no final do dia possa fechar o caixa com saldo positivo. Dessa maneira, as instituições financeiras que não atingem essa fazem um empréstimo para garantir a determinação.
Por exemplo, o banco pode ter tido um número superior de saques do que de depósitos, por esse motivo, precisam cobrir a diferença. A alternativa é pegar um empréstimo com outro banco e precisam pagar juros definidos pela taxa CDI.
A taxa CDI demonstra o quanto está sendo ganho de juros pelos bancos ao emprestar dinheiro aos outros. Por esse motivo, o Certificado de Depósito Interbancário é uma taxa do mercado financeiro.
Essa taxa é calculada diariamente pela B3, de acordo com as operações que foram feitas no dia. Com esse resultado é calculado a taxa mensal e anual do CDI que são usadas para analisar os rendimentos de investimentos.
A população não pode fazer um investimento direto no CDI, pois, como dito anteriormente, é uma taxa do mercado financeiro. Porém, os bancos usam essa taxa para definir o rendimento de alguns tipos de investimentos.
Em 2019, o rendimento do CDI foi de 5,9%, portanto se você fez um investimento com 100% do CDI, então você recebeu essa mesma porcentagem ao longo do ano.