Investimento em CDI: Vale a pena apostar seu dinheiro na renda fixa?

Mercado financeiro passa por alterações e resulta na desvalorização dos CDI’s. Considerados um dos investimentos mais seguros do mercado, os Certificados de Depósitos Interbancários estão perdendo seu valor. Com as reduções nas taxas de juros, a possibilidade de ter um rendimento de 100% pelo CDI vem sendo reduzida. Abaixo, o gestor Ulisses Nehmi, da Sparta, explica o atual cenário. 

Investimento em CDI: Vale a pena apostar seu dinheiro na renda fixa? (Imagem: Google)
Investimento em CDI: Vale a pena apostar seu dinheiro na renda fixa? (Imagem: Google)

Até um tempo atrás, as aplicações de CDI eram muito bem vistas pelos investidores. No entanto, mediante a pandemia do novo coronavírus, o mercado de aplicações sofreu mudanças consideráveis, fazendo com que as carteiras passassem a ser repensadas.

De acordo com Ulisses, um dos principais motivos dessa alteração está associado ao fato de que as referências de rentabilidade estão sendo alteradas.  

“Sempre vimos o percentual do CDI como mais uma jabuticabinha brasileira. Sabíamos que se os juros ficassem muito baixos poderia dar problema. Afinal, um percentual de 0 é igual a zero”, explicou. 

O gestor relembra ainda que, atualmente, há muitos aplicadores que passaram a considerar o CDB, tendo em vista as possibilidades de retorno. E

le explica que, nem mesmo um lucro de 200% em CDB em comparação ao CDI o tornaria atrativo, tendo em vista que o ganho anual seria de apenas R$ 14,97 por ano. 

Alguém vai abrir mão da liquidez durante dois anos para ganhar 120% do CDI? É muito pouco. Talvez nem ganhe da inflação. A poupança era chacota. Hoje, a chacota é o 100% do CDI”, aponta Nehmi. 

Ainda de acordo com Nehmi, a rentabilidade do CDI no mercado internacional está inexistente. Os locais com as taxas de juros baixas, não conseguem obter grandes ganhos com o investimento. 

“Nos países onde a taxa de juros foi sempre baixa, o ganho sempre foi de 1 a 3 pontos percentuais acima da referência. Não tem por que discutir indexação com taxa de 1% a 2% de inflação ao ano. No Brasil, é a primeira vez que começamos a falar sobre essas coisas. Entramos no clube dos juros reais negativos em março”, completou. 

É válido ressaltar, no entanto, ainda que esse cenário pode ser alterado mediante variações das taxas de juros. No Brasil, com a Selic em menos de 2%, o CDI torna-se inviável.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.