O Departamento de Trânsito do Paraná está com uma nova faixa de sequência alfanumérica para placas de veículos, após mudança para o padrão Mercosul. De acordo com o Detran-PR, as sequências seguem combinações entre RHA-0001 e RHZ-9999.
No último domingo (6), o Detran do Paraná anunciou que conta agora com um novo formato de numeração e letras para as placas. A nova faixa alfanumérica faz parte do padrão Mercosul e o Paraná é o primeiro estado do Brasil a começar a usar.
A placa do Mercosul permiti um maior número de combinações com custo inferior a antiga. O valor reduzido é devido à ausência do lacre da placa traseira. Por exemplo, no Rio de Janeiro houve uma redução de R$25,51 do custo do lacre que deixou de ser cobrado.
A substituição está sendo gradual e não é obrigatória a troca. Por enquanto os veículos que precisam adotar a nova placa, são:
- Carros novos;
- Veículos que passaram por mudança de município;
- Veículos que trocaram de categoria;
- Veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria;
- Veículos em que a placa está ilegível ou danificada.
De acordo com o Detran a nova faixa alfanumérica deve seguir as combinações entre RHA-0001 e RHZ-9999. Com isso, será possível realizar 260 mil novas placas. Ao somar com a faixa antiga o estado pode ter até 500 mil placas para os novos veículos.
A solicitação da nova faixa foi realizada pelo Detran-PR, pois a combinação alfanumérica com a antiga estava esgotando após 30 anos de uso. A última liberada aconteceu em 20 de fevereiro de 1990, e permitia combinações de AAA-0001 a BEZ-9999.
A nova placa libera uma combinação de mais de 450 milhões de opções, já a antiga o máximo era de 175 milhões. Ainda são sete caracteres, porém são quatro letras (a antiga eram três letras) e três números (a antiga eram quatro números).
Outra mudança é que agora os números e letras podem ser misturados e não mais organizados de forma fixa na sequência LLL NNNN (L – letra/ N – número). Dessa maneira, cada país do Mercosul pode escolher uma disposição distinta.