O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retomou seu atendimento presencial nas unidades nesta segunda-feira (24). Os serviços já foram disponibilizados pelo portal do órgão e no aplicativo, sendo que vão continuar sendo realizados por meio destes.
Já os outros são oferecidos presencialmente, mas é necessário fazer agendamento. O diretor geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, disse que o retorno tem algumas restrições e segue as medidas que foram recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
Além disso, Mesquita acrescenta que os agendamentos são uma forma de evitar aglomerações. Os horários disponibilizados para agendamento estarão bem mais restritos.
Apesar da reabertura, alguns postos como os avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) não vão reabrir. Nestes funcionarão apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica, que já estava sendo feito.
Serviços ofertados online no Detran-PR
- Renovação da CNH;
- Emissão do licenciamento (CRLV);
- Serviços de infrações;
- Permissão Internacional para Dirigir;
- Carteira Definitiva;
- Segunda via da CNH;
- Consulta informações do IPVA;
- Consulta Situação e Débitos do Veículo;
- Consulta Envio da CNH;
- Certidões de veículos;
- Reemissão de guias de CNH;
- Consultar status e pontuação na CNH.
O atendimentos referente aos serviços que não estão disponíveis online devem ser feitos nas unidades. O cidadão poderá fazer o agendamento no site www.detran.pr.gov.br, ou pelo telefone 0800 643 73 73.
Como fazer o agendamento?
O agendamento pode ser realizado pela internet no site do Detran-PR. Após entrar no site é necessário buscar o ícone “Agendamento” e depois clicar.
Na próxima página é necessário informar o seu CPF e responder algumas perguntas. O sistema vai informar se o seu agendamento foi realizado ou não.
Caso tenha sido, o sistema vai indicar a hora que é necessário comparecer e se a cidade que você escolheu oferece esse serviço de forma agendada ou não.
Prazos
Foram prorrogados os prazos sobre:
- Transferências de veículos;
- Processos para primeira habilitação;
- Renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH);
- Recursos de multas;
- Suspensão;
- Cassação.
O adiamento foi motivado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, seguindo a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a presença imediata nas unidades para regularização.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!