Licenciamento PR 2020 começa a ser emitido em novo formato; entenda!

Começa a valer novo modelo para emissão de licenciamento PR 2020, estado do Paraná (PR). A partir desta terça-feira (04) o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) já estará disponível. O documento será emitido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Licenciamento PR 2020 começa a ser emitido em novo formato; entenda! (Divulgação/Imprensa PR)
Licenciamento PR 2020 começa a ser emitido em novo formato; entenda! (Divulgação/Imprensa PR)

A novidade foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em evento no Palácio Iguaçu, com a participação do diretor-geral do Detran-PR, César Vinícius Kogut.

De acordo com ele, a iniciativa visa melhorar a eficiência do estado diminuindo a burocracia e gerando economia para os paranaenses.

Saiba também: IPTU Curitiba 2020: moradores reclamam de atraso nos boletos; veja como emitir on-line

Com o certificado digital os cidadãos não precisam mais esperar a chegada do documento do carro em casa ou solicitar a emissão de 2ª via em caso de perda. Atualmente, o custo do novo certificado é de R$86,50.

“Trabalhamos para ter um governo cada vez mais eficiente, inovador e tecnológico, prestando serviços de qualidade e acessível aos paranaenses. Agora o documento do veículo é digital, está no celular e ao alcance de todos”, afirmou Ratinho Junior.

De acordo com o governo, novo modelo CRLV-e foi pensado para o mundo digital e físico. Pois é necessário atender as pessoas que ainda não têm familiaridade com os dispositivos móveis. Este documento também poderá ser impresso a partir do site do Detran.

Ainda é possível ter o documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para App Store (iOS) ou Google Play (Android). Mas, o download do certificado só ficará à disposição se o licenciamento PR 2020 estiver quitado, com todos os débitos relativos ao veículo também estiverem pagos.

O governador lembrou que a nova plataforma integra uma série de mudanças iniciadas em 2019 pela administração do Detran-PR. A implementação desta tecnologia faz com que haja a redução de 25% no uso de papel no dia a dia.

Com o modelo digital não será mais necessário pedir a segunda via. Em caso de extravio, é só imprimir em casa. Detran não deixa de arrecadar e sim torna mais ágil a sua implantação, e se torna imune a fraudes.

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, Ismael de Oliveira afirmou que os agentes já estão aptos para aplicar a nova metodologia nas estradas que cortam o Paraná.

A novidade ainda não exclui a emissão regular por parte do órgão de trânsito. O Detran Paraná continuará emitindo e enviando o documento físico até 2021, seguindo a determinação da normativa federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!