Placas do Mercosul entram em vigor no Brasil; saiba quanto vai pagar

Conjunto de alterações estão sendo previstas para proprietários de veículos. As novas placas do Mercosul têm o prazo para entrarem em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira (31). Os valores de emplacamento divergem para cada um dos Estados.

Placas do mercosul entram em vigor no Brasil; saiba quanto vai pagar (Reprodução/Agência Brasil)
Placas do Mercosul entram em vigor no Brasil; saiba quanto vai pagar (Reprodução/Agência Brasil)

O seu uso se torna obrigatório apenas para os carros novos e em situações que exijam a troca da placa, a exemplo de proprietários que desejam realizar a mudança de município, se o veículo mudar de categoria ou quando o item é danificado ou furtado.

Leia também: IPVA 2020 finaliza hoje (31) o desconto em diversos estados; confira a lista!

Além disto, uma das novidades para a nova opção é que as placas são vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor. Não há a obrigatoriedade do intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Caberá ao Detran realizar o repasse das informações sobre quais são as empresas credenciadas para realizar o procedimento. Por este motivo, cada estampador pode cobrar valores diferentes.

Para ficar atento e não acabar pagando mais caro, o consumidor deverá pesquisar os melhores preços. O Detran pode, contudo, determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas.

No estado de São Paulo há um teto determinado pelo estado onde será de R$ 138,24, o mesmo valor da placa cinza.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a orientação é de que as novas placas tenham custo semelhante ao dos modelos cinzas. Mas, segundo reportagem realizada pelo G1, foram encontradas divergências em relação aos valores variando por cada estado.

Valores das novas placas do Mercosul

Arte: Reprodução/G1

O novo padrão de placa faz com que o Detran recolha as informações apenas no registro do veículo e na emissão dos documentos. Com o documento em mãos, o proprietário deve ficar responsável pela busca de uma empresa para emplacar o veículo.

O Detran também disponibiliza em seu site uma lista com todas as empresas credenciadas para que o proprietário do veículo escolha a de sua preferência. Desta forma, o pagamento das placas do Mercosul deve ser feito diretamente para as estampadoras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!