IPVA 2020 finaliza hoje (31) o desconto em diversos estados; confira a lista!

Proprietários de veículos automotivos devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPVA 2020. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago obrigatoriamente todos os anos. Para incentivar os pagamentos governo dos estados oferecem descontos, mas em muitos locais eles terminam nesta sexta-feira (31).

IPVA 2020: termina o pagamento com desconto em diversos estados; confira (Reprodução/Agência Brasil)
IPVA 2020: termina o pagamento com desconto em diversos estados; confira (Reprodução/Agência Brasil)

Mas, para obter o benefício é importante ficar atento ao cronograma e condições de pagamento.

Saiba também: Imposto de Renda 2020: 5 passos para diminuir valor do tributo

Em alguns estados o prazo para este procedimento encerra-se nesta sexta-feira (31). O portal FDR separou algumas dessas regiões que estão no prazo final do calendário; confira:

IPVA PI 2020

No Piauí, o IPVA 2020 terá desconto para os pagamentos em cota única, concedido gradativamente dependendo do mês. Para aqueles que realizarem em fevereiro, receberão 10%.

Já quem optar por quitar hoje (31) pode obter o benefício na redução de 15% sob o valor total da dívida. Além disto, é possível garantir o desconto, mas menor, se quitar a dívida em março, correspondente a 5% de abatimento.

O contribuinte também pode parcelar em três cotas, só que sem desconto. O vencimento da 1ª cota será no dia 31 de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio, último dia útil do mês.

Quem quiser, pode consultar mais informações sobre o tributo e até mesmo emitir a guia de recolhimento no site da Secretaria da Fazenda.

IPVA 2020 CE

É possível liquidar o IPVA do Ceará 2020 em cota única com desconto de 5% sob o valor total da dívida. Neste caso, para ganhar o benefício é necessário realizar o pagamento até o dia 31 de janeiro.

Outra modalidade é em cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho. O número de parcelas é definido observando o critério de valor mínimo de R$ 100.

De acordo com as informações divulgadas será possível baixar os boletos através do aplicativo Meu IPVA, disponível para download gratuito nas lojas Play Store e App Store.

Outra opção de acesso é pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Para ter o documento é preciso ter em mãos informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.

Pagamento pode ser feito normalmente nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas.

IPVA MT 

De acordo com o calendário divulgado pelo estado, a primeira parcela vence nesta sexta (31). Este período é válido para os que optam pelo pagamento em parcela única ou de forma parcelada, em até cinco vezes sem juros.

Aos que irão realizar o pagamento em cota única receberão um desconto de 15% sob o valor total do imposto.

Aos que desejam realizar o pagamento por parcelas é possível dividir em até 5 vezes. Com início dos pagamentos em janeiro até maio. O calendário é válido para os contribuintes independente do final da placa do veículo.

O governo ainda oferece desconto de 50% para motocicletas na primeira tributação. E tem resultado em uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE nessa categoria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!