Curitiba volta a proibir abertura de bares, restaurantes e comércios

O município de Curitiba voltou para a bandeira laranja do plano de flexibilização devido ao aumento de casos do Covid-19. Por esse motivo, bares, restaurantes e comércios terão o funcionamento restringido mais uma vez.

Curitiba volta a proibir abertura de bares, restaurantes e comércios
Curitiba volta a proibir abertura de bares, restaurantes e comércios (Imagem: Reprodução/Google)

Desde ontem, segunda-feira (7), o município de Curitiba voltou para a bandeira laranja. O anuncio dessa ação aconteceu na última sexta-feira (4), pela Secretaria de Saúde de Curitiba após ser constatado o aumento de casados do Covid-19 na cidade.

Com a bandeira laranja os bares estão fechados, o comércio está com restrições de dias e horários, e os supermercados não podem funcionar aos domingos. De acordo com a Secretaria de Saúde a medida será válida por 14 dias.

Essa mudança veio após quase um mês em que a bandeira amarela, que possui menos restrições, entrou em vigor no dia 18 de agosto. Segundo a secretaria “As pessoas talvez entenderam que estava tudo liberado, que podia tudo.”.

Na bandeira laranja as academias ficam fechadas, porém foi decidido que elas não seriam afetadas, já que foi comprovado que não são ambientes responsáveis pelo agravamento da contaminação. Além disso, é importante pensar também na economia da região, afirmou a secretária de Saúde, Márcia Huçulak.

De acordo com Huçulak, o problema é a aglomeração das pessoas, principalmente nos fins de semana, em bares e restaurantes. Por esse motivo, as academias não terão que fechas às portas. “É uma bandeira laranja com medidas intermediárias”, explicou.

O aumento pela procura de atendimento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aconteceram após um final de semana de muito sol e que houve muita movimentação. Com isso, a situação do contágio pelo coronavírus voltou a subir.

Após o final de semana de 29 e 30 de agosto foram atendidos 3.160 pacientes com problemas respiratórios, contra 2.814 na semana anterior, segundo os dados da Secretaria. Dessa maneira o aumento foi de 12% e, por isso, a decisão de retornar a bandeira laranja.

Atualmente, Curitiba registra 34.812 casos confirmados e 1.051 mortes por Covid-19, segundo os dados da Secretaria Municipal. Esses dados são superiores aos informados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que indicam 30.467 confirmações e 1.047 óbitos.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.