A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou alteração no calendário para o vestibular de 2021. Agora, o cronograma prevê que o processo seletivo seja realizado entre abril e maio do ano que vem.
Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) as provas do vestibular estavam previstas para serem aplicadas em dezembro deste ano. Contudo, devido a pandemia de coronavírus, as datas tiveram de ser alteradas.
A Coperve informou também que o vestibular irá acontecer na modalidade presencial, a não ser que as recomendações de distanciamento social se estendam devido ao prolongamento da pandemia e as medidas de proteção ainda estejam em vigor
Devido ao combate a covid-19, a instituição informou que todas as medidas estão sendo estudadas para o Vestibular 2021. A UFSC pretende fornecer álcool em gel, máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com a necessidade do momento e também aplicar provas fora de Santa Catarina.
A Coperve está produzindo materiais para contribuir com o estudo dos candidatos no período que antecede o vestibular. São podcasts, lives e oficinas de redação que estão entre os itens que a UFSC pretende oferecer aos estudantes.
Esse material deve ser veiculado, a partir de 17 de setembro, nos sites da Coperve e da UFSC.
Além disso, as novas datas das provas também levarão em consideração a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para não prejudicar os candidatos.
Vestibular 2020/2 da UFSC
Devido a pandemia de coronavírus, a universidade vai realizar o Vestibular 2020/2 de forma extraordinária. Serão levados como critério de avaliação as notas do Enem de 2017 a 2019. As inscrições serão feitas gratuitamente, entre 13 e 27 de outubro, e a expectativa é que o edital seja divulgado até 21 de setembro.
Obras Literárias obrigatórias
Em fevereiro a UFSC havia divulgado a lista de obras literárias para os Vestibulares 2020/2 e 2021 e os aspectos que seriam exigidos na prova.
Com a alteração do Vestibular 2020/2 para seleção via Enem, as obras não serão mais exigidas no processo seletivo. Para o Vestibular 2021 as seis obras devem ser mantidas.
- Cemitério dos vivos (romance) – Lima Barreto
- De amor e amizade (crônicas) – Clarice Lispector
- Fazenda Modelo (novela) – Chico Buarque
- Negro (Org. Zilma Gesser Nunes) – Cruz e Sousa
- Boca do inferno (romance biográfico) – Ana Miranda
- Ânsia eterna (contos) – Júlia Lopes de Almeida