UEL abre portal para solicitar isenção da taxa do vestibular 2021

Começa hoje, 31, o período para solicitar isenção da taxa do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. O prazo termina no dia 10 de setembro.

UEL abre portal para solicitar isenção da taxa do vestibular 2021
UEL abre portal para solicitar isenção da taxa do vestibular 2021 (Imagem: Reprodução Google)

A isenção pode ser total ou parcial (30% ou 50%), e o processo de análise socioeconômica é realizado através do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).

Os interessados precisam enviar os documentos pedidos através da Internet, no formato JPG, PDF ou PNG. O resultado final sairá no dia 23 de outubro.

Segundo a UEL, a seleção socioeconômica possui caráter eliminatório, realizada como de acordo com parâmetros sociais de carência socioeconômica, definidos pela Divisão de Serviço Social, do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec). O valor da taxa de inscrição neste ano caiu 12%, indo de R$153 para R$135.

Inscrições e provas da UEL

As inscrições para o vestibular começam em 14 de setembro e vão até 30 de outubro. A prova possuí apenas uma fase que será aplicada em 14 de março do próximo ano.

Segundo a UEL, a prova é composta de 36 questões objetivas de conhecimentos gerais; 10 de língua portuguesa e literatura e quatro de língua estrangeira.

Os candidatos também farão uma prova de redação, com tema único e terão cinco horas para responder todas as questões e fazer a redação.

Principais universidades de São Paulo divulgam calendário do vestibular 2021

As Universidades estaduais mais importantes de São Paulo, USP, UNESP, divulgaram seus calendários de prova do vestibular 2021. Os cronogramas precisaram ser alterados por conta da pandemia do coronavírus.

A UNESP (Universidade Estadual Paulista) dividiu a primeira fase do vestibular em dois dias como forma de evitar aglomerações que seriam prejudiciais a saúde dos presentes. Com dois dias de provas é mais fácil reduzir o número de alunos em cada sala.

As datas das provas das duas faculdades não coincidirão, desta forma o interessado em participar do vestibular 2021 em ambas instituições não terá que optar por somente uma delas.

  • Datas do vestibular 2021 nas universidades estaduais de São Paulo

USP (Universidade de São Paulo)

  • Primeira fase: 10 de janeiro
  • Segunda fase: 21 e 22 de fevereiro

UNESP (Universidade Estadual Paulista)

  • Primeira fase: 30 de janeiro para os candidatos da área de Biológicas. 31 de janeiro para os candidatos das áreas de Humanidades e Exatas
  • Segunda fase: 28 de fevereiro para todos os candidatos

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.